.

.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

O primeiro 11 de setembro


.
reeditado
Em 11 de setembro de 1973, um golpe de Estado comandando pelo general Augusto Pinochet, derrubou o governo da Unidade Popular, presidido por Salvador Allende.

Isso foi possível graças ao apoio do governo dos EUA, através da logística e financiamento da CIA e de várias empresas americanas.

Lembremos também, do apoio imprescindível dos governos ditatoriais latino-americanos, inclusive o Brasil, na famigerada "Operação Condor".

Foi o maior banho de sangue contra um povo indefeso das últimas décadas na América Latina.

Durante os 17 anos que durou a ditadura Pinochet, foram BRUTALMENTE assassinadas milhares de pessoas e no dia 11 de semtembro, 3.197 pessoas foram impiedosamente mortas e torturadas inclusive crianças e mulheres grávidas, mortes essas confirmadas pelo próprio governo. Até hoje são milhares os desaparecidos.

É isso gentefina, 11 de setembro pra mim, sempre foi essa data triste.






“Pagarei com a minha vida a lealdade do povo"

Última mensagem difundida ao povo chileno, por Salvador Allende, através da Rádio Magallanes, de Santiago, na manhã de 11 de Setembro de 1973.

38 comentários:

Sou blogueiro - INDICOESSE disse...

Cada coisa que acontece em 11 de setembro

Paulo Tamburro disse...

EMOCIONANTE, SUA POSTAGEM SOBRE ESSA INOMINÁVEL E COVADRDE AGRESSÃO, AO ESTADO DE DIREITO DEMOCRATICO DO POVO CHILENO, ÁQUELA ÉPOCA.

ASSASSINATOS NA CALADA DO PODER MILITAR MILITAR, QUE CONTOU SIM, COM A VERGONHOSA E ABUSIVA AJUDA DO GOVERNO NORTE- AMERICANO, RASGANDO DESTA FORMA OS MAIS ELEMENTARES PRINCÍPIOS DA AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS.

FAÇO MINHAS, AS SUA PALAVRAS E ESCRITAS EM CAIXA ALTA, NÃO EM DESRESPEITO, MAS COMO EXPLÍCITA DEMONSTRAÇÃO DE REVOLTA.

O MAIS CRUEL 11 DE SETEMBRO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE.

UM SINCERO E FRATERNO ABRAÇO, DO CARIOCA QUE A RESPEITA PELA GENEROSIDADE DAS SUAS VISITAS AOS MEUS BLOGS, TAMBÉM!

FIQUE COM DEUS!

Barbara disse...

Isso a mim toca de modo pessoal.
História pessoal ligada a esse período do Chile.
Mas hoje está lá, o Chile de tantas diversidades e oportunidades, o Chile transpassando feridas não curadas mas, transpassando e emergido, apesar de ainda marcado , de um jeito como fosse sangue ressecado sobre a pele.
Qto às torres...aquilo foi Holywoodiano demais para ter sido como foi dito...
Controvérsias...em causas...

Luma disse...

Walkyria, a primeira vez que soube do golpe no Chile, foi através da mãe de uma amiga que nos contou como chegou ao Brasil, fugindo da miséria e perseguição ocorrida neste período em que Pinochet estava no poder. As mulheres foram as maiores perseguidas e eram humilhadas, numa ditadura das mais piores da América Latina, por isso é de lamentar que o facínora Pinochet, tenha morrido sem ter sido julgado. Beijus

Sonia Schmorantz disse...

A lembrança de tantas violências deveria ao menos servir para proteção do futuro...
Um texto emocionante, menina!
beijos e ótimo final de semana

sam rock disse...

Todavía hay personas que defienden el golpe de Pinochet, incluso el sangriento dictador pudo vivir sin que se le condenase por los asesinatos que ordenó. Como él otros dictadores han sobrevivido a sus hazañas. Hasta cuando esa ausencia de justicia para condenar a semejantes alimañas. Dicha carencia la mayoría de las veces radica en que gente de la ralea de Pinochet tienen el apoyo de políticos e instituciones de todo tipo (económicas, financieras, religiosas, militares)

Squilibrato disse...

Ciao Walkyria!!! Come stai?
Nel mio ultimo post ho pubblicato il link "propaganda". Prova a cliccarlo!

Spero tu capisca, ma sono sicuro di si.

Un abbraccio!

VT disse...

Deixei uma pequena lembrança lá no meu pequeno espaço "Heavenly", como sinal do meu apreço pelo seu blogue.
Bj :-)
VT

Sylvio de Alencar. disse...

Nesta época que começou as 'revoluções' na África, com os simbas detonando tudo quanto era portugues que viam pela frente. Nem o gado dos lusitanos escapava.
A morte de Salvador Allende calou fundo no coração dos mais esclarecidos.

Renata de Aragão Lopes disse...

Uma data
que não passa despercebida...

Apesar de haver abordado em meu blog
um outro tema no dia de ontem,
a imagem que o ilustra sugere um "BASTA"
- bem oportuno para os eventos
que já marcaram este dia.

Um beijo.
http://docedelira.blogspot.com/

dado disse...

Todos os dias dedico alguns minutos para visitar outros blogs e deixar o meu comentário, pois sei o quanto é gratificante receber um. Deixo meu site ou blog a sua disposição para vc pegar dicas e ideias do que fazer ou usar em seu blog, orkut ou MSN. --- www.dado.pag.zip.net --- tbm deixo meu msn a sua disposição para que eu possa ajudar e fazer amigos blogueiros. ---dadolosmanos@hotmail.com --- deixe seu comentari tbm. Se voce gosta de poesias visite tbm www.mendesjb.zip.net . um grande abraço --- dado

EDUARDO POISL disse...

"Que seja eterna a vitória dos seus dias,
mesmo quando eles lhe derem
a impressão de fracasso.
E nunca se esqueça que atrás das nuvens
sempre existirá sol."

(desconheço o autor)

Hoje passando para desejar um lindo final de semana com muito amor e carinho
Abraços do amigo Eduardo Poisl

Mundo Mundaca disse...

Sou Chilena e esse dia afeou-me diretamente, amim e minha familia.
Eu tinha na época 3 anos de idade e estava em parquinho quando cai de um balanço e quebrei o braço..caos a minha volta..horas depois eramos acoados pelos militares em um hospital ..muita coisa aconteceu nos dias que se seguiram ,coisas que são como mostros negros nas sombras...mas o que posso mais dizer é que saimos do pais infelizmente e hojé minha familia vive no Brasil e eu em Portugal.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Se blogueiro, nem me fal viu!

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Paulo...toda mulher que se preza, curte seus conselhos...rsrsrs. Gosto muito de rir e meditar sobre o que os homens acham da gente na hora H.
Quanto às suas palavras, são redondas. Nada a acrescentar. Apenas obrigada, pela tua estima e consideração, que são recíprocas.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Bárbara, eu acho o lance das torres completamente forjado, o que não quer dizer que as vítimas devam ser esquecidas. Mas ali, as vítimas foram muitos outros, principalmente os que estão sendo enquadrados nas novas leis de segurança, que dentre outras, permite que o cidadão seja preso e mantido preso sem acusação formal. Tipo ditadura mesmo.
Quanto ao Chile, sempre foi diferente, uma jóia rara da América, que não perdeu seu brilho.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Luma, Pinoche era apenas um fantoche, um laranja, ele continuou a ser protegido depois de exilado, pois ele apenas seguiu ordens imperialistas.

Quanto às mulheres, sim, existem relatos e vídeos dos soldados abusando da autoridade nas ruas, nos pontos de ônibus, muito triste mesmo.

Estupros eram corriqueiros, inclusive em criança. Luma querida, vc é sempre bem vinda com suas opiniões precisas e certeiras.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Sônia querida, vale a pena saber que somos muitas vozes, né? Obrigada por vc sempre estar por perto.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Sam, pessoas têm ideias diferentes. Ser a favos ou contra, é uma prerrogativa. Porém, quando envolve direitos civis, liberdade e vida, não pode haver divergência, né?

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

VT, assim que puder vou correndo ver a surpresa. beijos procê

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Squilibrato.... dentro de um po di tempo sono andata ....aspeta....

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Dado, obrigada por me incluir no seu tempo pequeno, sei disso. Tbm gostaria de visitar muitos blogs diariamente, mas não consigo. Irei ao seu....loguinho.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Yasmim, minha flor chilena. Seus olhos guardam lembranças indizíveis. Porém seu coração transformou-as em arte, em poesia visual. Que bonito isso. Sou solidária com você...de verdade.
Conseguir ir adiante, sem descontar no próximo as nossas agrúrias, é um ato espiritual do mais alto grau.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Dado, obrigada por suas ofertas generosas. Logo passarei no teu blog.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Ah Yasmim, passei o dia pensando em vc, pequenina, de braço quebrado, no hospital, sua família...querida, como vc chegou longe na sua vida com a sua arte heim? parabéns

Blog do Mensageiro disse...

É F... Capitalista não pode ver uma sociedade mais equilibrada nascendo que já quer meter o dedo antes que contamine seus princípio vis. Não conheci o governo Allende o suficiente para falar, mas isso não dá o direito a nenhum estrangeiro de meter o bedelho onde nao é chamado. "Machuca", não era esse o filme que falava do golpe? Bjos!

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

André, isso memso, belo filme.

O poder, seja ele qual for, quer se manter, desmantelar qqr coisa que possa derrubá-lo.

Gerana Damulakis disse...

Não sabia que tinha ocorrido também em um 11/09.

Carol Morais disse...

Wal, olha, você é uma ferrari ou um Porsche? Eu fico sem vim aqui uns poucos dias e já tem um zilhão de posts interessantes. Nossa. Você é ligada no 220, só pode! rs

Realmente, cada coisa que acontece em 11 de setembro né? Olha, hoje fui ao McDonald's com minhas amigas e a conversa foi justamente sobre o 11 de setembro. Bom, eu falei pra elas que boa parte do mundo não viu os EUA como vítima na história e que, apesar de ser muito triste todas as vidas tiradas no dia, foi culpa do Governo Norte-Americano, que blá blá blá..... E o melhor de tudo? É que conversar com elas é maravilhoso! Elas são formadas em psicologia e estão fazendo mestrado em ciências sociais e elas entendem toda a situacão.

No mais, tô ficando cansada de tanta política. Povo falso, chato e broxante. De verdade. Eu quero viver aventuras que me aquecam e não que me deem um banho de água gelada. Eu quero novos brinquedinhos e novas formas que despertem a minha curiosidade e a minha vontade de viver...e olha que eu estou com 21 anos...imagine quando tiver meus lindos 30 e os meus mais bonitos ainda 40.

Eu estou cansada de ver um monte de baboseira nos jornais e revistas que só escrevem manchete pra vender. Vão vender chiclete, que pelo menos adocam a vida de alguém.

Ufa, desabafei. Tá quase um confessionário de big brother aqui!

Já disse que eu amo você? E que você é uma luz muito muito muito bonita na minha vida? Pq quando eu nÃo venho eu sinto tua falta, muita. E quando você não me visita eu sinto que algo está incompleto em mim.

Um beijo, Walinda.

Nossa...a Verificacão aqui hoje foi cruel....bem que eu falei que queria algo mais excitante e me colocam essa: PICALS
Vou nem comentar mais nada. KKKK

sam rock disse...

Su muerte no fue en vano. Siempre alerta y dispuestos a la lucha contra el fascismo.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Carol
vc é bem esperta.
Sabe, no fundo, a verdade dos fatos, se é que existe uma verdade apenas, nunca vamos sabê-la.

Então intuimos uma verdade, e ela tem que ser nossa guia. E tem que ser mutável, pra acompanhar o passo louco das muitas verdades.

O resto, é política, grana, poder, jogos que às vezes, até gente boa, pra não perder emprego, tem que fechar os olhos.

Mas então vem gente como vc, ávida de novos brinquedos, sim querida, pq é tudo uma grande brincadeira, pensa.

Pensa que o fim, por mais que façamos, é mesmo a morte. Entonces, vamos brincar e comprar chiclets, e comer no Mac...

Querida, preciso de vc,vc sabe disso?

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Sam....
vc voltou...
♥*ღ*♥*ღ*♥*ღ*♥
♥*ღ*♥*ღ*♥*ღ*♥
♥*ღ*♥*ღ*♥*ღ*♥

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Gerana
quantas história podem acontecer num mesmo dia, que nem temos noção...
Quanta vida.... ah, sei lá.... domingo besta. E aí na Bahia...tudo em paz?

Sylvio de Alencar. disse...

Esse sim..., um socialista de peso!

Carmven disse...

e a CIA / governo amerocano, sempre involvidos. Inclusive na farsa que foi o 11 de setembro de 2001.

Walkyria, importantíssimo relembrar ESSE primeiro onze de setembro. Em respeito à todos os afetados, à dignidade das vítimas, e também para que tenhamos VIVA na nossa mente percepção, a trama que é tecida nessa data e o que isso tem à dizer sobre aqueles que agem por trás dela.

Carmven disse...

*Americano, * envolvidos...

ai ai, erros ortográficos decorrentes de sono não dormido pesquisando sobre esses assuntos.

Aproveitei pra reler todos os outros comentários...que lindo, você e mesmo uma mulher MUITO especial, e por isso atrai esse monte de gente do bem e esclarecida pra pertod e você. Inspirador e revigorante, ver o reflexo da energia boa emanada se materializando em conexões, amizades, apoio, admiração...

Um beijão! E à todos os sobreviventes, das ditaduras passadas e diárias, muito amor e admiração! Sejamos fortes, estejamos juntos!

Walkyria Rennó Suleiman disse...

Conrado, nem tinha percebido o erro.... que erro menino!
Então, temos sempre que pensar que somos massa nas mãos de poderosos, que não têm pátria, parar de culpar uma nação ou outra. Gente em todo mundo é gente, sofre, se alegra, é iludida. Por isso é tão importante olhar pra si mesmo nestes dias em que vivemos. Facilmente somos manobrados e nem sentimos. Só sabemos disso quando entramos numa vibe depressiva, cinzenta, sem esperança.

Sempre disse que o melhor dos blogs era os comentários. Agora com o face, o pessoal tem preguiça de entrar, de escrever, ficou tão natural "curtir"e boa...... uma pensa mesmo.

realmente agradeço sempre à Deus por me enviar gente tão bonita. Assim como vc, que entrou antes mesmo de eu perceber. E já estava lá quando notei.

Que alegria ter vc, Conrado

Antonio Jesus Batalha disse...

Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.


voltar pro céu