.

.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Vitor Jara, símbolo da liberdade

.
reeditado
Preciso fazer uma ressalva no post do Primeiro 11 de Setembro. As 3197 pessoas torturadas e mortas, foi o saldo apenas do dia do 11 de Setembro. O golpe militar do Chile, matou mais de 15 mil pessoas e efetuou mais de 30 mil prisões. O número de torturados é indizível, deixou de ser computado tamanha a facilidade e leviandade dessa prática. Muitos filmes, livros e documentários foram feitos a respeito, destaco "Missing" de Costa Gravas, e "Casa dos Espíritos", da queridona Isabel Allende.

Um exemplo dessa insanidade toda, foi Victor Jara, compositor de música popular e líder da Nueva Canción, um tipo de música de protesto, muito comum naquela época na América latina. Além disso era jornalista e professor universitário

Foi preso e levado ao Estádio de Futebol, que fez as vezes de prisão à centenas de torturados. Lá ele continuou a tocar seu violão, mesmo depois de ter sido torturado, como forma de entusiasmar seus conterrâneos. Como se negasse a parar, teve suas duas mãos decepadas ali, na frente de todas as pessoas. Não satisfeito, gritando de dor, misturou a seu delírio, frases de liberdade e incentivo à luta dos Chilenos. Uma bala em sua cabeça calou para sempre a sua voz.

Símbolo inconteste da resistência, Vitor Jara fez versos de grande valor para aqueles que acreditavam na liberdade e em viver e morrer por ela.
.

31 comentários:

Mundo Mundaca disse...

Querida amiga..fiz um breve comentario sobre o 11 de setembro no post abaixo e acho que talvez isso responda a o comentario que deixou em meu blog sobre os olhos dos personágens que pinto.
Uma vez uma velha senhora me disse que eu era muito bonita ,mas que tinha os olhos mais triste que ela alguma vez vu..não sei se realmente é assim..ou talvez ela tenha me visto num mal momento..a verdade é que isso talvez tenha deixado marcas em meu subconciente.

Abrços
yasmin

Sylvio de Alencar. disse...

É verdade: os fatos, a barbárie, o símbolo.
Me parece que, política e economicamente, o chile está melhor que o Brasil. Estou certo?

Jéh - disse...

Amigaa. vc é tãoo intelectual que eu que estou prestes a conseguir meu novo emprego no filme do shrek,no lugar do burro,fico sem graçaa.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


ps: você concerteza se indgnou com um drama que chocou o país em 1992,
um drama que parecia cena de novela..

segue lá amiga,e deixe algum comentário se tiver tempo:
daniellaparasempre.blogspot.com

se puder,recomende aos amigos tbm..

beijos.

cristinasiqueira disse...

Oi amada,

Victor Jara e sua história que barbarizou e chocou a nós que acreditavamos em paz e amor.Tudo girava em leveza própria da inocência e surge então Mercedes Sosa,Violeta Parra e Victor.Existia uma vontade de irmanar a América latina.A dor era patrimônio dos conscientes da ditadura.
Excelente e dramático post.

Com admiração,

Cris

Gisele Freire disse...

Caramba Wal!
Que loucura essa história né!

Bjs querida
Gi

Daniel disse...

Walkyria, tb fiz postagem sobre esse 11 de setembro de 1973, mas com pouquíssimas palavras, apenas para lembrar mesmo e mostrar que não existe um dia trágico no 11 de setembro de 2001, mas no de 1973 tb.

Se me permitir eu vou indicar o seu blog naquela minha postagem para que as pessoas que visitam meu blog tenham como complemento o seu.

Aguardo uma autorização e se não permitir não há problema.

Agora comentando um pouco sobre o episódio com o cantor Chileno, fiquei pasmo com o ocorrido, mas ao mesmo tempo feliz em saber qwue existem pessoas com essa garra.

Tenho idéia de perto do que representou esse golpe aos chilenos pq a namorada do meu irmão tem os pais chilenos, que fugiram de lá por causa desse Golpe, então sabemos por eles alguma coisa desse sofrimento.

Inclusive, a minha cunhada nasceu dia 11 de setembro, e o pai dela sempre comemorou o aniversário dela em 12 de setembro, tamanha a brutalidade contra os chilenos nesse dia.

Obrigado pela postagem maravilhosa.

Beijos

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Com certeza Yasmim, mas como disse no poutro post, vc transformou essa dor em brilho e luz. Minha linda, parabéns por tua vida.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Sylvio, o Chile sempre esteve melhor que qqr país da América Latina. Por esse motivo a liberdade gritou alto por lá e teve que ser combatida a todo custo. Eles sempre foram educados, politizados e engajados.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Jéhhhhhhh sua peste que me mata de rir. Vai aprendendo vai...hehehe. Sei do caso da Daniella, me dixa doente pensar naquilo tudo. Só nos resta rezar por sua alma.
E dar risada das coisas que vc diz.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Cristina, eu me lembro bem desta época e o quanto eu admirava essas pessoas que vc cita. Realmente eles eram um sopro de uma nova era de justiça, felicidade e boa vontade. Obrigada por suas palavras.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Gisele, essa é apenas uma das histórias. Asa barbaridades acontecem direto né? Veja no Iraque, no Timor, na Bósnia, iche não gosto nem de pensar.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Daniel, como te disse no e.mail, será um prazer e uma honra.

LUZ disse...

lindo post

abraco de Portugal

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Luz, obrigada por tua lembrança.

Gerana Damulakis disse...

Q história.

Carol Morais disse...

Wal, as vezes eu me sinto tão ignorante por não saber dessas coisas. Obrigada por compartilhar!
Eu gostei de saber sobre o Victor Jarra.
Um beijo, eu amo você.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Gerana
me arrepia sempre...

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Carol
ignorante é aquele que não quer conheceer nada novo.

Esperto é aquele que igniora coisas, mas fica ávido em sabê-las.

vc é do segundo time, minha fada.

Jorge disse...

Entre para saber de ti y noto que sigues igual de guapa.

Deja lo pasado y vamos al presente, a lo bueno a lo mejor

besos

David disse...

Ya os esta llegando el veranito, que bien lo pasareis en la playa con el sol y agua.

Bien guapa sigues en la lucha que ya termino y ahora piensa en descansar de las penurias pasadas

Un Abrazo, un Besote y un achuchon

No te olvida nadie en la web

Walkyria Rennó Suleiman disse...

Jorge
tão bom quando uma amigo me visita, e me reconhece. Venha sempre, e leve meu beijo com você

Walkyria Rennó Suleiman disse...

David
que surpresa boa te ver aqui. Tenha ótimas férias, te desejo sexo, dinheio, amigos, sombra e água fresca, como no vídeo do teu blog
abraço grande

David disse...

Gracias amiga mía...te deje otro vídeo de alucine

Besos y abrazos

Walkyria Rennó Suleiman disse...

Oba David, vou lá ver

Carlos disse...

Como esta la Reina del Brasil? saludos después de tanto tiempo sin respirar.

Un beso

FC disse...

Wal,
Você faz hoje anos! (fez)
Parabéns, nesta data feliz, que repita por muitos anos e bons!

Dei destaque ;)

mybuscador disse...

hola, quiero decirte que me gusto mucho tu blog,porque tienes un estilo único. ya tienes un nuevo seguidor.
___________________________________
Fotomontajes Gratis

António Jesus Batalha disse...

Meu nome é António Batalha, estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom, e espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer o seu melhor, dando-nos boas mensagens.
Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito honrado.
Ps. Se desejar seguir meu blog será uma honra ter voce entre meus amigos virtuais, decerto irei retribuir com muito prazer. Siga de forma que possa dar com seu blog.
Deixo a minha benção e a paz de Jesus.

Walkyria Rennó Suleiman disse...

Antonio, é um prazer tê-lo aqui!

Walkyria Rennó Suleiman disse...

Carlos.... que bom saber de vc!!!!!

Walkyria Rennó Suleiman disse...

Francisco..... obrigada, cuida bem da minha criança!


voltar pro céu