.

.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Não Ser

Florbela EATgAAADkb5oLHzgP1J7lqDpyWr_76HKsrrEl16FqXKD5iFFqHX7lSsw7glD7F85f68pWJLq4C7IYjJlAiCl2dnjLIQh3AJtU9VBSw7mHO3EHeQvhi_fiEYpH3st9swspanca

Quem me dera voltar à inocência
Das coisas brutas, sãs, inanimadas,
Despir o vão orgulho, a incoerência:
- Mantos rotos de estátuas mutiladas!

Ah! Arrancar às carnes laceradas
Seu mísero segredo de consciência!
Ah! poder ser apenas florescência
De astros em puras noites deslumbradas!

Ser nostálgico choupo ao entardecer,
De ramos graves, plácidos, absortos
Na mágica tarefa de viver!

Ser haste, seiva, ramaria inquieta,
Erguer ao sol o coração dos mortos
Na urna de oiro duma flor aberta!...

23 comentários:

milu disse...

Sou apaixonada po Florbela,pra mim el eh a maior.
Posso fazer um comentario? Adoro olhar o teu slide... Tao transparente! tao verdadeira! tao sensivel! Eh tudo isso que ele me passa.Bjs,

Sonhadora disse...

Minha querida
Beleza de poema.

Ah! Arrancar às carnes laceradas
Seu mísero segredo de consciência!
Ah! poder ser apenas florescência
De astros em puras noites deslumbradas!

Lindo.
Adoro Florbela

beijinhos

Sonhadora

Rui da Bica disse...

A minha poetiza favorita !
Ela era excepcional e deixou obra maravilhosa !
O poema que mais gosto, foi o que Luis Represas cantou:

http://coisas-da-fonte.blogspot.com/2009/10/amar-te-assim-perdidamente.html
.

angela disse...

Florbela tão bela, tão intensa poesia.
Adoro.
beijos

cirandeira disse...

Lindo esse poema de Florbela! Ainda não o conhecia. Obrigada pela partilha,
Bjs

Francisco Nery disse...

essa florbela espanca
deixa-me seca a garganta!

Walkyria minha querida, seu nome rima com poesia!!

uma ótima semana pra você!!

Sylvio de Alencar. disse...

Bom saber que, embora juntos não andemos, os mesmos caminhos percorremos.
Digo isso pela coincidência: esta a ler hoje de manhã versos dessa "Poetisa portuguesa, natural de Vila Viçosa (Alentejo - 1894). Nasceu filha ilegítima de João Maria Espanca e de Antónia da Conceição Lobo, criada de servir (como se dizia na época), que morreu com apenas 36 anos, «de uma doença que ninguém entendeu», mas que veio designada na certidão de óbito como nevrose. Morreu no ano de 1930.
Dizem que ela era apaixonada pelo irmão e que a maioria de seus poemas eram em sua homenagem".

Um beijo, querida amiga.

Prof. Francisco disse...

Olá o Blog Filosofia e Vida mudou de endereço, ficarei feliz se você continuar seguido-me nesta nova casa totalmente reformulada! Obrigado!

Cor de Rosa e Carvão disse...

Florbela é demais. E teu blogue muito intenso... Gostei! Feliz 2010.

Kimbanda disse...

Florbela Espanca é assim lê-se e relê-se como se fosse sempre a primeira vez.
É muita sensibilidade!
Óptimo presente para todos nós que passamos por aqui, obrigado bjs.

lírica disse...

Wal
Gosto das tuas escolhas, a Florbela é grande senhora!
bjs

Fatima disse...

Seja bem vinda!
Lindo seu blog.
Bjs.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Milu...como vc é meioi assim...sei lá, mágica...não sei.

Lau Baptista disse...

Walkyria, minha querida amiga,... devo à você estar me contactando com este povo todo que passa a vida a blogar.
Também me emociono com o seu céu, sempre aberto.
Beijos

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

A Florbela é um mistério para mim. Parece tão apegada, fala de amor sem parar e, de repente consegue dar um salto, uma coisa de espírito mesmo, de desapega da ladainha e entra no ser....muito louco, eu gosto.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Lau, adoro colocar as coisas pra andarem, é comigo mesmo!

Ursula disse...

Hola amiga!!

hermoso lugar el tuyo!!! quise traducir pero me marca error, sin embargo me gustó la calidez de lo que pude entender!!!

hermosos días!!!

beso!!

Gilson disse...

Uauuu Wall arrebentou com esse poema da Florbela, provavelmente esse coraçãozinho anda sacudindo mais forte em seu peito.
Parabéns pelos três filhos e a netinha, deve ser muito bom quando a casa fica cheia, embora ache que isso não combina muito com você.

Abs

Loli Martinez disse...

Mágica ,bella y reflexiva tu poesia.Felicidades.
Gracias por seguir mi blog.
Feliz 2010.
Un beso.

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga.

Que o encanto das palavras e sentimentos continuem a brotar aqui, até quando a inspiração encontrar morada no coração.

Obrigado por cada palavra dividida em 2009. Pelas visitas e pelas lembranças.

Que neste ano de 2010, você possa ser o melhor presente na vida de alguém, dividindo o encanto da vida na construção do belo, do bem, do melhor do mundo.

Ricardo Calmon disse...

DE SINTONIAS COISAS,AMADA MIGA LINDA E FUEFA ,PERCEBO SIM,ENQUANTO A MIM COMENTARIO RESPONDIA AQUI ESTAVA EU EM BLOG SEU KIKIKI!PURA SINTONIA,EMANAS EM MOMENTOS ESSES MIGA AMADA LINDA SALVE SALVE,TRISTEZA,PEQUENA SE SENTIR E ISSU,GOSTO NÃO,EMANAS A NÓS ESPECIALMENTE VIDA FÔRÇA E TERNURA,DE IRREVERENCIA MESCLADA,COMO EU,EMANAS COMO PESSOA EMOCIONAL QUE SOMOS TEXTURA LINDA,DA VIDA VIVER,USUFRA-A!

BZUZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Ai Ricardo....vc percebe tudo, que a Florbela me espanca.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Loli, Úrsula e cor de rosa e carvão: bem-vindas, meninas!


voltar pro céu