.

.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Equinócio de Outono

.
reeditado
Para os científicos....

Exatamente às 20H21 deste domingo um interessante evento astronômico marca a entrada do outono no hemisfério sul. Trata-se do equinócio de março, um dos dois momentos anuais em que o Sol cruza o plano do equador celeste, a linha imaginária do equador terrestre projetada na abóbada do céu.

Equinócio é uma palavra originada do latim e significa "noite igual", já que nos dias em que ocorrem as noites e os dias têm a mesma duração. Além de março, o equinócio acontece também próximo dia 23 de setembro, quando tem início a primavera no hemisfério Sul.
fonte: http://www.apolo11.com

Para os místicos...

O Sabbat do Equinócio do Outono (também conhecido como Sabbat de Outono, Mabon e Alban Elfed), é o Segundo Festival da Colheita e a época de celebrar o término da colheita dos grãos que começou em Lammas. Também é a época de agradecer, meditar e fazer uma introspecção.

Nesse dia sagrado, os Bruxos dedicam-se novamente à Arte, sendo realizadas cerimônias de iniciação pela Alta Sacerdotiza e pelos Sacerdotes dos Covens. Muitas tradições wiccanas realizam um rito especial para a descida da deusa Perséfone ao Submundo, como parte da celebração do Equinócio do Outono.

De acordo com o mito antigo, no dia do Equinócio de Outono, Hades (o deus grego do Submundo) encontrou-se com Perséfone, que colhia flores. Ficou tão encantado com sua beleza jovem que, instantaneamente, se apaixonou por ela, Agarrou-a, raptou-a e levou-a em sua carruagem para a escuridão do seu reino a fim de governar eternamente ao seu lado como sua imortal Rainha do Submundo. A deusa Deméter procurou, por todos os lugares, sua filha levada à força, e, não a encontrando, seu sofrimento foi tão intenso que as flores e as árvores murcharam e morreram. Os grandes deuses do Olimpo negociaram o retorno de Perséfone; porém, enquanto ela estava com Hades, foi enganada e comeu uma pequena semente de romã, tendo, então, que passar metade de cada ano com Hades no Submundo, por toda a eternidade.

Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat do Equinócio do Outono são os produtos do milho e do trigo, pães, nozes, vegetais, maçãs, raízes (cenouras, cebolas, batatas, etc.), cidra e romãs (para abençoar a jornada de Perséfone ao tenebroso reino do Submundo).

Incensos: benjoim, mirra, sálvia, flor do maracujá e papoulas vermelhas.
Cores das velas: marrom, verde, laranja, amarela.
Pedras preciosas sagradas: cornalina, lapis-lazuli, safira, ágata amarela.
Ervas ritualísticas tradicionais: bolota, áster, benjoim, fetos, madressilva, malmequer, plantas de sumo leitoso, mirra, folhas do carvalho, flor do maracujá, pinho, rosas, salva, selo-de-salomão e cardo.
fonte: http://blogs.opovo.com.br/astrologia
.

46 comentários:

Felipe disse...

Ontem,19 de março, foi o dia de São José. Costuma chover nessa data devido ao equinócio de outono, mas a tradição popular diz que é São José o autor do milagre. Aqui em Nova Olinda o milagre não aconteceu e o calor está de matar!!!

Maria Bonfá disse...

muito interessanta sua postagem.adorei sua explicações, (eu não sabia) parabens. lindo dia para ti..beijão

Sylvio de Alencar. disse...

Eqüinócinanos abraços.

Gisele Freire disse...

Já estou preparada para o Sabbat!
Incensos ligados sementinhas pra comer e pensamento alinhado nos anjos :)
Legal essa informaçõa toda Walzinha, engraçado que já não lembrava que hoje era o equinócio, mas isntintivamente já acordei na sintonia :) rerere
bjs linda
Gi

Pérola disse...

Achei bastante interessante.
Desconhecia,vivendo e aprendendo.
Parabénsssssssssssssssssssss.

angela disse...

Bonita postagem e com informações interessantes.
Quinta feira indo ao trabalho achei que a luz já era a do outono. Amo a luz de outono.
beijos

Blog do Mensageiro disse...

Isso sim é cultura, minha cara! O propósito, a razão, as escolhas. As coisas em seu devido lugar!

Phivos Nicolaides disse...

Simply beautiful!

Rui da Bica disse...

Por cá por Portugal, foi às 17h.32m (GMT), evidentemente o Equinócio da Primavera !
... mas foi feio de molhado !
Tem chuvido e continua a chuver muito por cá.
.

GM disse...

Wal

Você deu um banho de cultura agora. Muito bom, gostei de ler o tema sobre duas visões diferentes.

Elaine Barnes disse...

Nossa,gostei muito de saber dessas coisas. Tem temas que a gente comenta, repete o que ouviu e nem sabe o que é. Obrigada pela informação. Bons frutos pra você amiga. MOntão de bjs e abraços

Sonia Schmorantz disse...

Quando a ternura
parece já do seu ofício fatigada,
e o sono, a mais incerta barca,
inda demora,
quando azuis irrompem
os teus olhos
e procuram
nos meus navegação segura,
é que eu te falo das palavras
desamparadas e desertas,
pelo silêncio fascinadas.

Eugénio de Andrade

Um lindo domingo e uma semana de paz e sucesso em tudo que fizer.
Um abraço

Sônia

Hana disse...

Eu ja estva com saudade deste cantinho, com a vida corrida é tão complicado mas hoje vou ficar por aquie te seguir!
com carinho
Hana

Lumenamena disse...

Olá,

Tenho uma surpresa para você no meu novo blog:
http//lumynart.blogspot.com/.

Passe por lá para o ir buscar.

Abraços,
LUmeNA

Maria Bonfá disse...

passando para desejar uma ótima tarde cheinha de amor e paz..beijão querida

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Maria,
duas vezes aqui, me deixou duplamente feliz! tanta coisa pra gente saber nesse mundão...né?
E levo na minha tarde, teu desejo tão amigo para mim. Peço então, aqui do meu canto, que esse outono te traga sementes muito fortes e caras!

Kamilla Barcelos disse...

Eu aprendi sobre Equinócio nas aulas de Geografia, mas não sabia de todo o misticismo em volta desse momento.

Manuel disse...

Como já alguém disse cá pelos nossos lados foi o inicio da Primavera.
Contrariamente ao que escreveram, eu vi um belíssimo dia de Sol que serviu para me alegrar a alma tão triste por tanta chuva e frio.
A distancia faz estas diferenças.
Apenas estas por que nos resto vamos tentando manter alguma proximidade.

betina moraes disse...

post na medida certa!

sou vergonhosamente científica e abolutamente mística,
vivo com as duas ideias dentro de mim. comemoro festas de bruxas ensinadas pela minha avó e eventos celestes descobertos por naves de última geração, porque no fundo é tudo a mesma coisa para mim...

que legal você ter postado assim, com os lados da moeda e tudo o mais.

voltei, mas já vou dormir, estou morrendo de sono por causa da viagem. vim te dar um "oi" e

um beijo, querida!

Gerana Damulakis disse...

Aprendi coisas interessantes, umas tantas outras coisas eu já sabia.Bjo.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Felipe
então um beijo com a brisa fresca do outono para vc. Obrigada pela presença, e salve São José!

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Sylvio
recebidos e repassados!

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Gisele
anja de asa quebradinha está sempre me sintonia!

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Pérola
vamos lá nos prepararmos para esta estação.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Angela
eu tbm amo esta luz, e eu tbm havia percebido que já estava mudando. A luz do verão é cegante, a do outono e ofuscante, enevoada, linda demais.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Mensageiro
cultura como modo de vida, isso mesmo, tudo em cima, sem nos deixarmos levar por sistemas mutantes nas mãos do poder.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Phivos
my friend, beautiful is you!

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Rui
salve sua primavera portuguesa, e que ela traga os frutos esperados em tua vida!

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

GM
só copiei e colei, vc que é generoso demais. beijão e obrigada!

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Elaine
minha nega querida. Vamos celebrar tudo que temos direito. Ensine pro seu Davi, vamos relembrar o que importa. Beijo enorme e obrigada pela amizade

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Sonia
que belo poema, e que cumplicidade.... obrigada querida.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Hana
entra e senta um pouquinhio...rsrsrs

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Kamilla
esses momentos de passagem de estções, eram as festas primordiais da humanidade. As festas pagãs, que com o tempo foram sendo incorporadas. É muito interessante estudar esse tema.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Manuel
que bom que tua primavera começou com sol e que ela traga frutos esperados e necessários em tua vida. Com minha amizade!

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Betina
chato ficar dizendo "eu também", mas tenho que dizer. Adoro descobertas científicas, e sempre espero a próxima que virá desbancar a velha...rssss.

Por outro lado, esse lance dos rituais antigos que se perpetuam sob outras formas, até capitalistas, são muito interessantes.

Como foi de viagem?

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Gerana
gostoso aprender coisas bonitas e simples...né? Só copiei e colei. Também curti!

Eliana Mora [El] disse...

...que venha ele, pele, tom e sombra, beleza que aceitamos.

beijo.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Eliana,
primeiro, que venha vc, com toda a sua poesia e suavidade. Obrigada e bem vinda

Tais Luso disse...

Oi, Walkyria, como estás?
Texto muito elucidativo; mas que foto amiga!!
Vim, li, vi e aprendi!

meu carinho
Tais Luso

Tania regina Contreiras disse...

Adoro equinócios, Wal... Lei-os sempre com olhares múltiplos, que entendo que é assim que a gente compreende as coisas. Há épocas que pendo mais para o lado masculino, racional, científico, lado esquerdo do cérebro...Noutros momentos, sou mais lado direito, mais intuitiva, mais poética, enfim... Mas entendo, sempre, que o que acontece fora, acontece dentro da gente, sempre. Ou seja, há os nossos equinócios interiores.

Na busca do equilíbrio entre um lado e outro, vamos aprendendo a ver o todo.
Beijão,

Walkyria Rennó Suleiman disse...

Tanita...
nessa corda bamba fiz minha morada.... ainda bem, pois assim te conheci, se equilibrando e sorrino pra mim!

escotilha disse...

faz tempo que nos amamos.. você viu?

bei-jos.

Carol Morais disse...

É uma pena que aqui no Ceará a gente só tenha uma estação d ano definida: verão. O inverno é regado por chuvas fortes e o verão também por chuvas(mais fracas) e aquele calor que nos obriga a andar de sandalias, bermudinhas e blusinhas sem manga.
É...eu até que gosto de morar aqui. rsrs Pelo menos a praia e a água de coco no proprio coco é garantidissima! rs
Um beijo Wal

Walkyria Rennó Suleiman disse...

amora...faz vidas que nos amamos

Walkyria Rennó Suleiman disse...

Carol
vc já falou isso uma vez....tá gagá?

olha aqui eu sei que é outono porque o céu tem a luz do outono..... mas faz 30 graus mulérrrrr.

bjs

Carol Morais disse...

Égua, tô gagá mesmo. Minha nossa, o que tá acontecendo comigo, Wal????


HAUIEHUIAEIAE


MOMENTOPÂNICODEMULHER:
Ah, quer pânico maior do que eu achando que tava com envelhecimento precoce na mão? Fui a dermatologista por conta de umas manchinhas marrons na mão. Fiquei LOUCAAA, pois a criaturinha aqui, no auge de seus 22 anos, passndo protetor solar fator 30 todos os dias, com reposilção antes de exposição ao sol, tava achando que tava com envelhecimento precoce. Fui a dermatologista e ela me chamou de bobinha, disse que era "fitofotodermatose", ou seja, fiz um suco de limão e peguei sol. Daí manchou. Sorte a minha de usar protetor, senão tinha queimado mesmo, com bolha e tudo. Já tô bem, as manchas estão desaparecendo. Mas, que eu me desesperei, ah minha fia, fiquei DOIDA.


voltar pro céu