.

.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Caetano e Rita Lee:senti vergonha por vocês

.
Depois de Ciro Gomes, vamos falar um pouquinho dos Silva. Boa leitura!

Por José Ribamar Bessa Freire*

"Há pouco, Caetano Veloso descartou do seu horizonte eleitoral o presidente Lula da Silva, justificando: “Lula é analfabeto”. Por isso, o cantor baiano aderiu à candidatura da senadora Marina da Silva, que tem diploma universitário. Agora, vem a roqueira Rita Lee dizendo que nem assim vota em Marina para presidente, “porque ela tem cara de quem está com fome”.

Os Silva não têm saída: se correr o Caetano pega, se ficar a Rita come.

Tais declarações são espantosas, porque foram feitas não por pistoleiros truculentos, mas por dois artistas refinados, sensíveis e contestadores, cujas músicas nos embalam e nos ajudam a compreender a aventura da existência humana.

Num país dominado durante cinco séculos por bacharéis cevados, roliços e enxudiosos, eles naturalizaram o canudo de papel e a banha como requisitos indispensáveis ao exercício de governar, para o qual os Silva, por serem iletrados e subnutridos, estariam despreparados.
Caetano Veloso e Rita Lee foram levianos, deselegantes e preconceituosos. Ofenderam o povo brasileiro, que abriga, afinal, uma multidão de silvas famélicos e desescolarizados.

De um lado, reforçam a ideia burra e cartorial de que o saber só existe se for sacramentado pela escola e que tal saber é condição sine qua non para o exercício do poder. De outro, pecam querendo nos fazer acreditar que quem está com fome carece de qualidades para o exercício da representação política.


A rainha do rock, debochada, irreverente e crítica, a quem todos admiramos, dessa vez pisou na bola. Feio.“Venenosa! Êh êh êh êh êh!/ Erva venenosa, êh êh êh êh êh!/ É pior do que cobra cascavel/ O seu veneno é cruel…/ Deus do céu!/ Como ela é maldosa!”.

Nenhum dos dois - nem Caetano, nem Rita - têm tutano para entender esse Brasil profundo que os silvas representam.

A senadora Marina da Silva tem mesmo cara de quem está com fome? Ou se trata de um preconceito da roqueira, que só vê desnutrição ali onde nós vemos uma beleza frágil e sofrida de Frida Kahlo, com seu cabelo amarrado em um coque, seus vestidos longos e seu inevitável xale? Talvez Rita Lee tenha razão em ver fome na cara de Marina, mas se trata de uma fome plural, cuja geografia precisa ser delineada. Se for fome, é fome de quê?


O mapa da fome

A primeira fome de Marina é, efetivamente, fome de comida, fome que roeu sua infância de menina seringueira, quando comeu a macaxeira que o capiroto ralou. Traz em seu rosto as marcas da pobreza, de uma fome crônica que nasceu com ela na colocação de Breu Velho, dentro do Seringal Bagaço, no Acre.

Órfã da mãe ainda menina, acordava de madrugada, andava quilômetros para cortar seringa, fazia roça, remava, carregava água, pescava e até caçava. Três de seus irmãos não aguentaram e acabaram aumentando o alto índice de mortalidade infantil.

Com seus 53 quilos atuais, a segunda fome de Marina é dos alimentos que, mesmo agora, com salário de senadora, não pode usufruir: carne vermelha, frutos do mar, lactose, condimentos e uma longa lista de uma rigorosa dieta prescrita pelos médicos, em razão de doenças contraídas quando cortava seringa no meio da floresta. Aos seis anos, ela teve o sangue contaminado por mercúrio. Contraiu cinco malárias, três hepatites e uma leishmaniose.

A fome de conhecimentos é a terceira fome de Marina. Não havia escolas no seringal. Ela adquiriu os saberes da floresta através da experiência e do mundo mágico da oralidade. Quando contraiu hepatite, aos 16 anos, foi para a cidade em busca de tratamento médico e aí mitigou o apetite por novos saberes nas aulas do Mobral e no curso de Educação Integrada, onde aprendeu a ler e escrever.

Fez os supletivos de 1º e 2º graus e depois o vestibular para o Curso de História da Universidade Federal do Acre, trabalhando como empregada doméstica, lavando roupa, cozinhando, faxinando.


Fome e sede de justiça: essa é sua quarta fome. Para saciá-la, militou nas Comunidades Eclesiais de Base, na associação de moradores de seu bairro, no movimento estudantil e sindical. Junto com Chico Mendes, fundou a CUT no Acre e depois ajudou a construir o PT.


Exerceu dois mandatos de vereadora em Rio Branco, quando devolveu o dinheiro das mordomias legais, mas escandalosas, forçando os demais vereadores a fazerem o mesmo. Elegeu-se deputada estadual e depois senadora, também por dois mandatos, defendendo os índios, os trabalhadores rurais e os povos da floresta.


Quem viveu da floresta, não quer que a floresta morra. A cidadania ambiental faz parte da sua quinta fome. Ministra do Meio Ambiente, ela criou o Serviço Florestal Brasileiro e o Fundo de Desenvolvimento para gerir as florestas e estimular o manejo florestal.


Combateu, através do Ibama, as atividades predatórias. Reduziu, em três anos, o desmatamento da Amazônia de 57%, com a apreensão de um milhão de metros cúbicos de madeira, prisão de mais 700 criminosos ambientais, desmonte de mais de 1,5 mil empresas ilegais e inibição de 37 mil propriedades de grilagem.


Tudo vira bosta


Esse é o retrato das fomes de Marina da Silva que - na voz de Rita Lee - a descredencia para o exercício da presidência da República porque, no frigir dos ovos, “o ovo frito, o caviar e o cozido/ a buchada e o cabrito/ o cinzento e o colorido/ a ditadura e o oprimido/ o prometido e não cumprido/ e o programa do partido: tudo vira bosta”.


Lendo a declaração da roqueira, é o caso de devolver-lhe a letra de outra música - ‘Se Manca’ - dizendo a ela: “Nem sou Lacan/ pra te botar no divã/ e ouvir sua merda/ Se manca, neném!/ Gente mala a gente trata com desdém/ Se manca, neném/ Não vem se achando bacana/ você é babaca”.


Rita Lee é babaca? Claro que não, mas certamente cometeu uma babaquice. Numa de suas músicas - ‘Você vem’ - ela faz autocrítica antecipada, confessando: “Não entendo de política/ Juro que o Brasil não é mais chanchada/ Você vem… e faz piada”. Como ela é mutante, esperamos que faça um gesto grandioso, um pedido de desculpas dirigido ao povo brasileiro, cantando: “Desculpe o auê/ Eu não queria magoar você”.

A mesma bala do preconceito disparada contra Marina atingiu também a ministra Dilma Rousseff, em quem Rita Lee também não vota porque, “ela tem cara de professora de matemática e mete medo”. Ah, Rita Lee conseguiu o milagre de tornar a ministra Dilma menos antipática! Não usaria essa imagem, se tivesse aprendido elevar uma fração a uma potência, em Manaus, com a professora Mercedes Ponce de Leão, tão fofinha, ou com a nega Nathércia Menezes, tão altaneira.

Deixa ver se eu entendi direito: Marina não serve porque tem cara de fome. Dilma, porque mete mais medo que um exército de logaritmos, catetos, hipotenusas, senos e co-senos. Serra, todos nós sabemos, tem cara de vampiro. Sobra quem?

Se for para votar em quem tem cara de quem comeu (e gostou), vamos ressuscitar, então, Paulo Salim Maluf ou Collor de Mello, que exalam saúde por todos os dentes. Ou o Sarney, untuoso, com sua cara de ratazana bigoduda. Por que não chamar o José Roberto Arruda, dono de um apetite voraz e de cuecões multi-bolsos? Como diriam os franceses, “il péte de santé”.


O banqueiro Daniel Dantas, bem escanhoado e já desalgemado, tem cara de quem se alimenta bem. Essa é a elite bem nutrida do Brasil…

Rita Lee não se enganou: Marina tem a cara de fome do Brasil, mas isso não é motivo para deixar de votar nela, porque essa é também a cara da resistência, da luta da inteligência contra a brutalidade, do milagre da sobrevivência, o que lhe dá autoridade e a credencia para o exercício de liderança em nosso país.
Marina Silva, a cara da fome? Esse é um argumento convincente para votar nela. Se eu tinha alguma dúvida, Rita Lee me convenceu definitivamente."

Gentefina.... eu nunca votei nela, nem votarei, mas defendo-a até a morte!

(*) Professor, coordena o Programa de Estudos dos Povos Indígenas (UERJ)e pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Memória Social (UNIRIO)
.

34 comentários:

Sandra Botelho disse...

Isso é porque ela não tem a cara do brasil...
Está milionaria. Imbecilidade preconceituosa. Bjos

Tânia regina Contreiras disse...

Já havia lido faz um tempinho sobre o assunto numa lista de discussão e soltei o verbo. Nem mais o que dizer, porque falei tanto na oportunidade, de tão indignada que fiquei.

Abraços

Sarah Slowaska disse...

Julgar alguém pelas suas origens, é foda. Estes dois foram extremamente deselegantes, sem dúvida.

Eu não acho o Lula analfabeto, porque para o que lhe interessa, ele sabe ler e escrever muito bem. Eu o acho é um poço de ignorância sem tamanho. Mas isso nada tem a ver com preconceito ou discriminação. Ele podia ser um ignorante de origem abastada, não interessa. Não o julgo pelas suas origens, mas pelas suas atitudes.
Até porque hoje em dia o que não falta é ignorante - e analfabeto - de terno e gravata.

Estes dois vacilaram feio, noiva, também senti vergonha.
Um beijo!

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Sandra
tá mesmo, e com depressão...eu admiro tanto a Rita pelo seu passado.... mas as pessoas mudam....às vezes para pior.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Tânia
entendo, e imagino tudo que vc disse, amiga.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Sarah
noiva amada, para de falar mau do Lulinha. No casamento não se fala da religião, do time, da famíla e nem do candidato do outro....rsrsrsr.

Andrea Galvez disse...

Oi Queridona

Já havia lido um comentário sobre o assunto, e o que me assusta é a cara de pau de Rita Lee não só falar isso entrelinhas como em um grande Show, no qual foi chamada a atenção por alguns políticos.Estes dias vi uma entrevista com a Marina no canal do GNT , em uma das perguntas a reportar perguntou o porque dela não se maquiar, sente um pouco de falta de vaidade...(não foram bem estas palavras, mas levou à isso) e ela disse que não pode usar qualquer tipo de maquialagem, esmaltes e ainda sorriu dizendo, que o povo brasileiro irá vê-la envelhecer, com seus cabelos branquinhos por não poder usar nenhum tipo de tintura.Aí li este texto e fiquei pasma com tudo relatado que ela passou...então me pergunto: O que leva dois seres tão"Inteligentes", aà fazer este tipo de discurso tão medíocre.Basta apenas lamentar o triste episódio.

Enfim...eu adoro aqui sabia! to quase comprando um pedacinho do condomio ali das estrelinhas, rsrsrs*

Bonitona, respondi pra ti lá no meu Blog...vc acerta tudo heim! quase minha guru!To meia melâncólica, mas é assim, como dizem meus amigos, um tapinha na cabeça resolve tudo!*rsrs

Bjão!! eu ti love you!*

Palavra de verificação:

Esquetud

que quer dizer no vocabulário Andreês...esquecititudi!*

:))

Andrea Galvez disse...

Meu! corrige meus erros de Português ai e manda a nota!! escrevi rapidinho, parecia até que ia pegar o trem das onze..rsrsrs

Bjoca*

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Andrea, my love

legal o que vc contou, eu não sabia da entrevista. Tá vendo...ela podia ter feito um drama, mas além de tudo ela é fina. Não voto nela, mas meu, que mulher maravilhosa.

Quanto ao condomínio, tem não sabe.... mas tem a estrela que vc quiser, todinha pra vc.... a hora em que vc quiser, puder ou vier.

esuicitudim..... mas de vc não esqueço não.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Andrea
liga não, pensei que era pra ornar com a matéria.....rsrsrsr. Assim que eu gosto, de chofre!

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga Walkyria.

Hoje a minha visita é para agradecer.
Nestes dias que celebro a minha vida,
tenho certeza de que a mesma
não teria o brilho de hoje,
se não fossem os amigos e amigas
que a tornam valiosa
mesmo que distantes.

A ti gostaria de dizer obrigado:
Obrigado pelas visitas ao meu blog.
Obrigado pelas palavras semeadas.
Obrigado por sentir os meus textos
com os olhos do coração.

Sou eternamente grato a vida,
por mais estes presentes
que de modo gentil
deixas em minha vida,
fazendo de mim uma pessoa melhor,
e pleno de felicidade.

Lindos dias de vida para ti.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Aluisio
tô com os olhos cheios de lagriminhas...
Sabe, hoje foi um dia difícil, tive que discutir com muitos homens, que no final, me acham apenas uma mulher.

Não se conformam quando minhas ideias e opinioes prevalecem. A gente tem que suar, espernear, pra depois eles acharem que tá bom...

Não é fácil trabalhar, como eu, num mundo masculino por excelência, devido à minha profissão, tipicamente masculina.

Então, eu estava qui, maldizendo essa raça de homens, que rebaixam as mulheres que competem com eles.

Tava bem triste....tem hora que penso em desistir...

Mas aí vem vc, um homem maravilhoso, mandado por Jesus, pra me dar o recado.
Poxa....como posso agradecer?

Não posso. Mas vc terá em dobro, em triplo, o que plantou hoje na minha tristeza. A fé!

Gerana Damulakis disse...

Não tenho vontade nem de comentar diante dos disparetes das "celebridades". Nem vou comentar mesmo, não quero ficar enraivecida.



W; esqueci de dizer (respondendo) que li Estorvo quando foi lançado. Gostei, mas não me animei a ler os títulos seguintes. CB é um compositor estupendo, suas letras são maravilhosas.

Nydia Bonetti disse...

Deve ser esclerose, gente... Só pode ser. E esclerose múltipla - no sentido de haver muuuita gente que pensa assim. O preconceito ainda assola, wal - infelizmente. bjo.

Andrea Galvez disse...

Wal queridona!

Pois é, eu fui escrevendo me achando a digital girl!!depois que repassei os olhos, pensei aqui!

Senhor...misericórdia!rsrsrsrs

Mas aí até que combinou com o texto...:)

Beijoca querida!*

Phivos Nicolaides disse...

Texto muito interessante! Saudações

Lau Baptista disse...

Como é bom ter pessoas rápidas no gatilho quando as bobagens vem a tona.
Como dizia minha querida mãezinha, perderam a oportunidade de ficar calados.
Parabéns amiga!
Também respeito muito o trabalho dos dois, mas não lhes da o direito de falar bobagens impunimentes.
Não deixe de atirar.
Beijos,
Lau Baptista

*Teresa Cristina* disse...

Oiee...seja bem vinda no meu caminhar, vim conhecer o rostinho feliz q passou a colorir minha página.
Nossa nem sei se fiquei bege ou desbotei de vez com este post...tipo assim, tem algumas coisas que vem de berço...como educação, caráter....então ou vc usa ou não usa, me parece que anda em desuso por muitos, realmente deplorável.
Minha avó q estava certa nunca perca a grande oportunidade da vida que é a de ficar calada...
Gostei do blog...td de bom pra ti.
bjs

Sill Scaroni disse...

Mas estes já perderam os neurônios há séculos, nem possuem mais nenhuma credibilidade. Na verdade, eles são dois patéticos decadentes.
Oi, tudo bem contigo?

Um abraço.
Sill

BAR DO BARDO disse...

Wal, as pessoas precisam ler e processar no bestunto gris.

Nem políticos nem artistas merecem total adesão às suas ideias. Nem & nem & ninguém...

Beij-AUM!!!

betina moraes disse...

maninha...

eu li o artigo que você publicou aqui. já tinha lido no blog do nassif, lá nos comentários, http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/01/31/o-jornalismo-de-torcida-do-estadao/

só queria que alguém disponibilizasse o link ou me dissesse de que forma posso ver com meus olhinhos onde e quando caetano e rita fizeram tais declarações...

sabe como é que é né? eu acredito em tudo, de saci pererê a mula sem cabeça, em uiara e caipora, menos em notícias vinculadas em época de eleição.

em tempo, ainda não sei em quem votarei, não será no serra eu já sei, não será no ciro, também já sei, não será na dilma já sei também, e pelos meus estudos dos caminhos inusitados da política da américa latina via boletim semanal le monde diplomatique, veículo de que sou assinante e pelos números lidos e acumulados das revistas carta capitão e piauí que ficam martelando em minha cabeça com questões como acordos de 22 anos com o FMI e etc, fica muito difícil eu ir acreditando assim, como quem não quer nada...

mas acho que deve haver a discussão e os questionamentos sempre, pois são o gás da democracia.

beijos, querida.

betina moraes disse...

correção:

carta capital. :)

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Gentefina
amei os ditados das avós, a graça com que vcs leram e comemtaram.

Tudo complementar, já ganhei arsenal renovado em futuras discussões com aquela reça incomum, os PSDBISTAS.

Mããs, Betina tem razção, e não é por ela ser da famiglia. Tbm não é pelo fato dela idolatrar o Caetano, não, nunca. Mas vamos fazer um esforço conjunto e achar o lugar das declarações.

Ok, gentefina? Conto com vcs.
Vou começar a busca inter- galátictica aqui no meu PC.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Betina

http://calcinhasnarede.wordpress.com/2009/12/15/show-da-rita-lee/

http://www.ritalee.com.br/camarim/not_anterior.asp?numero=1124

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091105/not_imp461314,0.php

vai lá sorella!

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Betina

precisa ver a famíla de Caetano se desculpando por ele:

http://www.amliberdade.com.br/iguatuhost/index.php?option=com_content&view=article&id=81:mae-de-caetano-veloso-pede-desculpas-a-lula-pelos-improperios-do-filho&catid=5:politica&Itemid=10

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=564FDS001

e palavras de Dona Canô:

"Lula não merece isso. Quero muito bem a ele. Foi uma ofensa sem necessidade. Caetano não tinha que dizer aquilo. Vota em Lula se quiser, não precisa ofender nem procurar confusão." (Dona Canô, mãe de Caetano Veloso, em O Globo, 16/11/2009)

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Sorella....
deu?

betina moraes disse...

ah, mas você é do balacubaco mesmo maninha! vamos lá

rita lee:

na primeira fonte: "quando fala parece que vai desmaiar de tão fraquinha!”

na segunda fonte: "Chamou Marina Silva de “fraquinha”"

caetano: "Não posso deixar de votar nela. É por demais forte, simbolicamente, para eu não me abalar. Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo. Ela é meio preta, é cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro. Ela fala bem."

depois as desculpas de dona querida canô em dois tempos:

citada no respeitado observatório da imprensa, embora a fonte original seja em o globo:

"Lula não merece isso. Quero muito bem a ele. Foi uma ofensa sem necessidade. Caetano não tinha que dizer aquilo. Vota em Lula se quiser, não precisa ofender nem procurar confusão." (Dona Canô, mãe de Caetano Veloso, em O Globo, 16/11/2009)

depois através das desculpas pedidas pelo irmão rodrigo em uma página na internet chamada rádio liberdade:

""Venho a público esclarecer que a recente declaração, feita pelo cantor e compositor Caetano Veloso sobre o Presidente Lula, não expressa, em nenhuma hipótese, a opinião da família Velloso. Sua matriarca, Dona Canô, por meu intermédio, deseja se dirigir ao Governador Jaques Wagner, a todos os brasileiros e, principalmente, ao Presidente da República, com um sincero pedido de desculpas'.

Rodrigo Velloso"


quanto a rita lee eu Não achei nas fontes a frase citada pelo professor José Ribamar Bessa Freire, que foi:
“porque ela tem cara de quem está com fome."

achei a frase: "quando fala parece que vai desmaiar de tão fraquinha!”

quanto a caetano, bem tá lá no estadão a declaração... a opinião dele. como fã eu diria que caetano é passional, não mal, e que ele, assim como eu, teve um caso forte de amor com lula, e amor forte quando acaba é um perigo mesmo para a língua...

valeu minha querida irmã, você arrebentou!

Josemir disse...

É lamentavel uma declaraçao desse porte, vindo da alma de um poeta como CAETANO VELOSO e RITA LEE.Eu como admirador desses dois artista me sinto um merda.

Sylvio de Alencar. disse...

Pois é...
Declarações infelizes.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Betina,
quase tudo que quero dizer, o caetano veloso já disse em alguma música. Sei como é isso.

Mas tbm sei, que quando termino um caso de amor, não fico por aí falando mal do cara. É contra tudo que penso, sinto e lutei na minha longa vida.

Mas, sei lá né, não digo que dessa água não beberei, porque sorella, sempre que disse isso, quase morri afogada depois.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Sylvio
quanta infelicidade....

Blog do Mensageiro disse...

O que ainda me surpreende é a falta de senso destas figuras públicas ao emitir um parece que sabem que ecoará aos 4 ventos. E não que isso seja mentira, afinal de contas Lula nao sabe se expressar e todos conhecem a trajetória da Marina. Mas vindo da boca deles, arranha a imagem que construiram no prassado, sobretudo quando afrontaram a ditadura. Bater nestes termos na Dona Marina é uma sacanagem...

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Kat....

não entrou não..... às vezes bobeio no mail, pq vejo tudo lá antes, na rua ou no trabalho. Mas não entrou....vc repete? Quero saber o que vc pensa!

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Teresa Cristina

BEM VINDA!


voltar pro céu