.

.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Engessados corações

.
"Dar a alguém os bons-dias por vezes intimida-me. Seca-se-me a voz, como se houvesse uma audácia estranha em ter essas palavras em voz alta. É uma espécie de pudor de existir – não tem outro nome!”

Essa citação de Fernando Pessoa, foi feita pelo amigo blogueiro Djabal, que aliás, faz citações maravilhosas, pertinentes, dentro do assunto, não é como uns e outros que entram nos comentários pra deixar assunto de outros carnavais. Se bem que faço isso de monte com a Betina e a Gerana. Ah, mas elas me perdoam.

Enfim, amei a citação, que nem conhecia, mas que esbarrou num pensamento que tenho dentro de mim há anos. Se de um lado é educado, gentil e polido dizer "bom dia" às pessoas - ainda mais em elevador - de outro lado é uma obrigação besta, desprovida de significado, um cacuete gentefina.

Olha a phinesse do Fernando Pessoa na pessoa do Djabal. Dentro do coração, triste e melancólico, vergonha de não partilhar as alegrias do dia, vergonha de não estar vivenciando as coisas boas de um "bom dia".Vergonha de não ser feliz, de não estar bem, de não ser um vencedor.....de ser um plebeu entre príncipes.....

Eu, muitas vezes dou bom dia e fico, dentro de mim, pensando no vazio dessas palavras.

Bem, foi apenas uma divagação, culpa do Djabal.

30 comentários:

Sandra Botelho disse...

menina eu dou bom dia pra todo mundo e é de coração, e geralmente me viram a cara...To nem ai...rsrsrs
Bjos achocolatados

CG disse...

Não conhecia essa citação.
Eu dou sempre os bons dias. Gosto de o fazer.
Big Kisses

Sylvio de Alencar. disse...

Eu também, dou pra todo mundo...
:P

PV.: dazowerc
(Medicamento da Werk, muito bom pra tomar com umas doses de wisky, dá uma pegada legal pra caraio! A gente se sente numa mistura de Paris com Nepal. Pra transar não é muito bom, a gente ri muito...)

Tania regina Contreiras disse...

Ah, eu tinha lido no comentário e retive, fixei, porque gostei muito sobretudo do pudor de existir"... Por mais estranho que possa soar a alguém, eu sei do que fala Pessoa. Mas acho tão bonitinho quando vou lá pros interiores, cidadezinhas pequenas, principalmente, e ouço tantos Bom-dias daquelas pessoas simples. Preciso aprender a dar bom-dia como elas, só isso. Dizem como um mantra, uma oração, dizem de verdade: bom-dia!
Beijos, Wal

Sarah Slowaska disse...

Eu não preciso dizer 'bom dia' para desejar um bom dia para a pessoa. E o mesmo vale para o 'boa tarde' e o 'boa noite'. Mas é claro, quando a situação pede, eu dou de cuore. Só que em vez de bom dia, junto tudo e digo: "Bundinha!".

É mais bonitinho.



Beijão

sam rock disse...

Siempre agradezco que una persona lance un buenas, sea día, tarde o noche. Ese deseo me aproxima a las personas, si es al contrario veo bestias malencaradas y resentidas, con perdón para los animales.

Un abrazo, Walkiria, y buenas noches desde Galicia "terra meiga", que tamén é a terra de vôcé, pois eiqui ten a súa casa. Digoo de corazón.

Phivos Nicolaides disse...

Interessante!

alice disse...

é curioso ter tocado neste assunto, porque penso e concordo consigo. e tento, sempre que possível, sobretudo com as pessoas de quem gosto, sair do trivial "bom dia" e perguntar logo como está e mostrar interesse, para que a pessoa sinta que não é só um cumprimento cordial... beijinhos, wall

Por detrás das corneas disse...

Depende de como se saí esse : - bom dia!A gente literalmente, só deseja bom dia, se o Nosso dia, estiver bom!Essa é que é a grande verdade!Mais, enfim ... sempre falo bom dia, ás vezes nem percebendo o espaço que existe nessa frase.
Muito lindo seu blog.
Amo Fernando Pessoa
Passarei aqui,sempre.

José Doutel Coroado disse...

Fernando Pessoa em toda a sua complexidade e capacidade de "pensar" sobre o que é habitual...
abs

Gerana Damulakis disse...

Eu gosto de ouvir e dar um bom dia. Junto, vem uma esperança.

Maria Valéria disse...

ah, discordo. dou bom -dia em elevador, sim. gosto.não por educação. é uma maneira(?/) de quem sabe quebrar o gelo e fazer amizade com os vizinhos.
no trabalho, acho que é obrigação sim, dar bom dia. Nada mais chato( e posso dizer de carteirinha) do que o colega que mal viu vc chegar, mal dá tempo de vc respirar, assim que vc pisa lá nem te cumprimenta e já vem chegando " coloquei uma tarefa pra vc fazer agora". dá vontade de mandar pros quintos. menos pressa, menos afobação. um bom dia, ou " como foi seu fim de semana,, tudo bom?" antes de engrenar com meia duzia de tarefas que separou pra mim, é no minimo sinal de respeito...
bjs!!

Mundo Mundaca disse...

Eu dou bom dia a estranhos..geralmente com um sorriso..e confesso que as vezes por pura educação..sem sentir mesmo esse " bom dia"..mal?
Mas tens razão que as vezes cansa....
Saudades de ti Wal!!
beijocas,
yasmin

Michelle disse...

Divagação que tem lá o seu sentido sim! Acho que muita coisa pode estar por trás de um bom dia... Quebrar o gelo, ser educado, obrigação... Mas penso que ele deva ter simplesmente o seu significado de desejar um bom dia... E vamos combinar que tem dias nada bons, em que falar bom dia para os outros por tabela talvez não faça a menor diferença, nem pra gente, nem pros outros que percebem no nosso tom de voz que o dia parece não ter nada de bom!
Beijo grande!

Mary Pereira disse...

"Bons-dias" sempre tão vazios, carentes de intensidade. Soam com impessoalidade, desbotamento, opacidade.
Quando não cabem mais as intensidades, enche-se a boca com as (des)intenções...e proferem-se então os 'bons-dias'. Polidez, fineza, educação. Vazio, superficialidade, (des)intenção.

Ai, colocou-me a pensar com tua escrita! Passeei solta por aqui.

Beijo e parabéns pela composição tão viva e bela.

Anjo Sedutor disse...

Sou um anjo que veio para te seduzir. Como anjo não tenho sexo definido. Ou tenho, mas não quero que isso influencie as tuas emoções. Desejo te seduzir com as minhas ideias e com as minhas opiniões.
Siga-me e se deixe envolver pela minha sedução! Não tenha receio. Sou do bem. Afinal, sou um anjo. Posso ser masculino ou feminino. Isso não importa! Sou desprovido de preconceitos. Acredito na igualdade dos sexos em todos os sentidos. Sou hetero, mas isso não é relevante. Acredito no amor, seja ele de que tipo for.
Sou anjo, mas não sou santo(a). Nem sempre meus textos serão "angelicais". Posso muito bem me rebelar contra aquilo que me incomodar ou prejudicar alguém. Sou um(a) defensor(a) do correto.
Mas também tenho meus dias erotizados. Sou um ser eternamente apaixonado! Meus instintos muitas vezes ficam aguçados e inquietos. Nesses dias, procurarei traduzi-los através de poemas, citações, imagens ou mesmo textos eróticos. Por que não?! Portanto, não se surpreenda. Apenas me entenda e me aceite.
Desejo a tua companhia, se possível, todos os dias. Ou quando sentires falta de mim. Mas nunca me abandones. Não quero sofrer.
Seduza-me com a tua presença constante e com os teus comentários deixados. Vou ler todos com muita atenção. Conheça-me, siga-me, aceite-me, pois cheguei para ser o teu ANJO SEDUTOR!

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Gentefina, vou ter que responder isso aqui de baciada.
Veja bem, eu dou e não dou bom dia. Eu tenho educação. Minha mãe fez questão de dá-la a mim.

Mas acho hipócrita. Acho uma frase feita. Eu acho, eu dou, eu penso, EUS à parte, essas etiquetas sociais são cansativas e vazias.

Gosto de dar um meio sorriso, de fazer contato visual, de deixar o outro saber que estou vendo que ele existe.

Trabalhei num lugar que tinha um grande corredor, que a gente circulava o dia toda que Deus deu. Vai daí, que vc cumprimentava o neguinho pela manhã, e depois passava o dia todo cruzando com ele no corredor, e quem não cumprimentava de novo, pela enésima vez, era considerada fria, tipo eu....

Gsoto de entrar no elevador e dar bom dia, mas se alguém entra e não fala nada, eu tbm fico na minha. No fundo, como é vazio essa cumprimento...

Ah, sei lá, eu queria mesmo era me esbaldar nessa citação do Pessao...pudor de existir.....

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Tania
veja bem, quando a gente acha isso ou aquilo do outro, é tão subjetivo..... mas, any way, é desse material que criamos nossas crenças.

Confesso, gosto quando sinto o clima de "bom dia" no ar..... saio por aí bem serelepa.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Sarah, noiva..... bundinha procê tbm!

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Roque!
puxa, que amor que você é..... assim, de repente pego um avião e vou conhecer a Galicia.....

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

É isso AliCE
sair do pró-forme
desengessar o coração....
vc sempre entende....

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

CG
bem vida......

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Por detrás das corneas
José Dutel
Sandra
Phivos
bom dia pra vcs! hauhuahuahuahuahua

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Mary do céu...
vc foi fundo e disse exatamente o que eu sinto, só que disse bonito.
É isso aí, pró-forme, convenções sociais.... uma merda, enfim.

Obrigada Mary, por vir me fazer CIA.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Yasmin...
saudadinha de vc!

besta a gente reproduzir hábitos vida afora....

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Maria Valéria
segue firme, se pra vc vem docoração o "bom dia", ele será recebido de coração.
bjão querida!

ah...e fico bem puta tbm quando antes de qqr coisa, já vem tarefa, reclamação, essa gente viu....

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Gerana
te deixo pro final, pq bem, é verdade.... o bom dia traz uma esperança.... dita em voz alta, com toda possibilidade de transformação que as palavras têm.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Ai Michele
te vi agora...verdade verdadeira. FIca claro até no tom que nosso bom dia é pura convenção..... hehehe...deve até fazer mal pra quem o ouve.

Djabal disse...

O que um Bom Dia não sugere, não faz, e nos revela? Eu devo ficar quietinho, por aqui, curtindo as palavras, os comentários e as centenas de sentimentos despertados.
Mas não posso deixar de agradecer, envaidecido por alguns instantes, graças a você, menina. Beijos.

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Djabal
apesar de grande enturmado, vc é novinho por aqui. Eu digo que o melhor do meu blog, são os comments. Para mim, é a hora do novo, fala sério, vc acha que não tô cansada do meu pensar?

Para os meus fiéis escudeiros tbm. Eles lêem os commentes dos outros, sempre. E recomentam. Acho essa a verdadeira festa aqui.

E pode se sentir vaidoso, pode mesmo. Porque seus comments são sempre do coração. E ter coração assim, mostrável, não é para qqr um.


voltar pro céu