.

.

domingo, 24 de outubro de 2010

As lágrimas de um homem!

 Chorei até, vendo esse vídeo. Desde a minha infância sonhei com isso. Igualdade, não favores aos menos favorecidos. 
Somos todos favorecidos ao nascermos. É a sociedade em que vivemos que determina muito, mas muito mesmo de tudo que vamos passar. 

Se é possível que as elites admitam em seus sofás de terapia, que têm inúmeros traumas devido à sua criação, será difícil admitir o tanto de trauma que tem alguém que foi criado sem dignidade, com discriminação, na exclusão, com vergonha de si próprio?

Muitas teses, livros e filmes foram escritos sobre isso. Mas a que me vem à memória agora, é a tese de um professor da USP que era muito popular. Todos o conheciam e o admiravam. Ele decidiu passar uns dias como catador de lixo da universidade, para provar sua tese da discriminação: que o terno faz o homem.

O impresionante, que deixou-o mais melancólico ainda, foi que nenhum de seus alunos, companheiros e funcionários, nem ao menos um o reconheceu vestido como lixeiro.

Isso, isso pega no meu coração.
Como já disse em outro post (leia, vai) eu imagino, por pura especulacão, como é a vida desses excluídos. Eu que tive a sorte de nascer branca, família com posses, e de ter o coração aberto pras mudanças do meu tempo. Pude escolher meu caminho, e escolhi.


.

.

15 comentários:

Sonhadora disse...

Minha querida
Muito emocionante.

Beijinhos com carinho
Sonhadora

betina moraes disse...

wal..

eu vou te contar! o que que há com a jornalista? é tão cega que não percebe o motivo pelo qual o homem está emocionado? ela acha que ele chora por estar perto de sair do governo? ela é uma besta?

só para você, presidente: o seu governo é um marco na história de nosso país!

chorei ao ver o senhor subir a rampa quando eleito pela primeira vez como chorei com o senhor agora, ao pensar no quanto andamos socialmente ao ter catadores de papel recebendo empréstimo do BNDS... ou gente da mais humilde origem entrando no palácio do planalto...


sem dúvida é de emocionar.

abraços!

Carla Farinazzi disse...

Walkyria,

Esse experimento do professor é uma síntese da sociedade atual. Como se julga pela aparência! Detesto isso. O que as pessoas não sabem é que, se não olhassem para alguém e já rotulassem, aprenderiam tanto. Descobrindo novas almas e corações por trás de uma roupa suja e fora de moda... Olhar nos olhos do catador de lixo e agradecê-lo por seu sublime trabalho. E ouvi-lo contar suas histórias maravilhosas. E aprender, aprender com todo ser humano que cruzar seu caminho.

Beijo

Carla

CAROLINA CAETANO disse...

Já até compartilhei, fiz meu amigo de casa chorar assistindo. Hehe.
Fiquei revoltada com a jornalista igual a Betina. Que mulher difícil, gente! Vê se um presidente que revolucionou as políticas econômicas e sociais deste país vai se emocionar com o "clima de despedida"!
Eu estava estudando sobre a economia dos últimos dezesseis anos (há tempos que venho estudando economia, na verdade) e, Wal, eu tenho todos os motivos econômicos e sociais para amar o Lula.
Agora, a Dilma! Menina, eu tenho ficado, a cada dia de estudo, mais admirada. A mulher é GENIAL, Wal! E não é pouco, não! Quem fala o contrário, muito provavelmente, não conhece nada do que diz essa mulher.
Vamos em frente, menina! Última semana!
Beijo mais beijo!!!

Eliane F.C.Lima disse...

Walkyria,
Fiz uma postagem hoje em "Literatura em vida 2" e coloquei um link para sua afirmativa de que perdeu seguidores e comentaristas, depois de declarar seu voto. Gostaria que fosse até lá. Narro duas experiências preocupantes.
Seu blogue sempre muito bom! Mandei o pessoal de lá para cá (Os que sobraram ou sobrarem, depois de hoje).
Declarei meu voto de novo para que o pessoal que sumiu não volte (rê, rê, rê).
Eliane F.C.Lima

Carol Morais disse...

Wal,
eu me emocionei! E muito!
Olha, queria reclamar aqui uma coisinha: o que acontece com essa Adriana? Ela é tapada? Fica insistindo que ele tá chorando pq ele tá perto de sair do governo. Minha filha, VAI ESTUDAR. Repórter tapada, cara! Ele tá chorando porque ele LUTO muito e sofreu muito para chegar onde chegou e viu as mudanças que fez para o país.
Lula foi um MARCO. Um MARCO na História do BRASIL!

Carol Morais disse...

*LUTOU

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga.

Depois de alguns dias de distância
estamos voltando ao convívio dos
amigos que aprendemos a gostar.
Obrigado pela amizade
e pelas palavras
que tornam a nossa vida
mais bonita.

Sua amizade é preciosa para mim.

Juliana disse...

Oi Querida, lindo esse video, eu choro tb, adoro a historia desse homem e tudo oke ele fez ppor nosso país.

Entaum minha confecção ta andando meio devagar, ate o ano ke vem vamos vender pela net num site da marca, e espero vc lah.

Bjaumm e otema feriasssss.

Sylvio de Alencar. disse...

Que suas férias lhe sejam benfazejas.

Abrçs.

Serge disse...

;)

bj doce

ROBERTO disse...

Mesmo quando me emocionava, nao costumava chorar, nao. Acho que era a vesicula, entupida de pedras, rsrs...

Enquanto o Brizola esteve por aí, o Lula sempre foi meu candidato de segundo turno. Mas os governos dele me ganharam por inteiro. Enquanto muitos chefes de executivo adoram um choque de ordem, Lula deu um choque de cidadania.

Tania regina Contreiras disse...

Ah, repassei e, claro, me emocionei também, Wal, como não?
Beijos

Hanukká disse...

Olá, boa noite, vim dá uma rápida passadinha e deixar um abraço.

Entrego meu caminho ao Senhor
Por fé Ele realizará o desejo do meu coração
Porque se eu andar na sombra...
e mil caírem a minha direita
e outros tantos a minha esquerda eu não serei atingido
Ainda sei que Sua vara e Seu cajado me consolam
Sendo que o justo vive pela fé, Ele é meu amparo
Eu descanso a sombra do onipotente
Grandes maravilhas fará o Senhor por mim,
por isso estarei alegre
Os pensamentos do Senhor, são grandes,
seus sonhos são insondáveis
Ainda mais,
as suas misericórdias se renovam a toda manhã
Como Seu sonhar é maior que o meu,
entrego sim meu caminho ao Senhor,
e o resto Ele fará.
Que tudo seja em honra e glória do Seu nome.
amém.

PSICO? LÓGICO! disse...

Olá!!!

Desculpe minhas ausências...
Mas espero agora recomeçar e para isso te convido para participar da comemoração de dois anos do meu blog!!! Apareça por lá e concorra a um livro!!!

Enorme abraço.
http://psicologico-al.blogspot.com/2010/10/ano-ii-blogagem-coletiva-e-convidadas_4669.html


voltar pro céu