.

.

Mostrando postagens com marcador Gente Arteira. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Gente Arteira. Mostrar todas as postagens

sábado, 26 de junho de 2010

Um poema por dia.....


Essa poema visual é de Luis Carvalho, efaz parte do verso de um livro que publicou no final de 2008 chamado Buraco Branco. O cara é fera, gentefina.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Em teu seio, oh liberdade!


I
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,,
BRILHOU NO CÉU DA  PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!

BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU,BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!

II
DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!.

BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!
A letra do hino nacional do Brasil foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927) e a música é de Francisco Manuel da Silva (1795-1865). Tornou-se oficial no dia 1 de setembro de 1971, através da lei nº 5700.

O povo canta, encanta, mas não manda! - reeditado

.
Gentefina, de todos os lugares que eu podia ter nascido,
de todos os lugares que eu poderia ter morado, nada,
mas nada mesmo é igual à minha pátria amada:
o Brasil uai, sô, cabra da peste!
Daqui eu não saio, daqui ninguém me tira.
Hua hua hua hua hua!

Dois vídeos da gente cantando o Hino Brasileiro. Um no Maracanã, e no outro a grandesensacionalmaravilhosa bateria da Mangueira.



segunda-feira, 29 de março de 2010

Para um rapaz presente

.
Esse som lindo é do Gabriel Yared, um trilheiro (rsrs) que fez, dentre outras trilhas, Cidade dos Anjos, de onde vem essa música.

O cristal, a Luiza, minha madastra, me deu no dia do ano-novo. Eu não tinha o que fazer, o cristal na minha frente, o som rolando alto, o barulhinho do mar, comecei a sonhar, lógico, como sonham todos os seres humanos, até aqueles que pensam que não sonham.

E hoje, finalmente, ele é dedicado a alguém: ao querido amigo Leonardo, do Blog A Barca dos Amantes.

Porque a verdadeira amizade é assim, está sempre um passo atrás, sem poder retribuir nada, querendo sempre dar mais e mais.


domingo, 28 de março de 2010

Autópsia para uma Pedra

.
.
Nem sempre tenho palavras, às vezes falta o ar nesse espanto e o coração deixa de bater por alguns instantes.

Assim me sinto quando alguém consegue me supor, me identificar, me olhar através do bordado da minha vida.

Ganhei esse poema do Leonardo e, se não bastasse a beleza de seu dom, ou a generosidade de seu tempo e presente, ainda consegue dar algum sentido às minhas atuais dúvidas e desvãos.

Ah! Leonardo, se eu parasse de chorar, escreveria muito mais, tamanha a minha gratidão. Seu abracimenso e amizade, adentraram na minha casa, e me acolheram com muito calor.
Obrigada amigo!

Pa
ra a Walkyria Rennó Suleiman, em forma de abraço
A Barca dos Amantes
Leonardo B. - 28 de Março Bizarril & Colmeal Velho - Portugal




Autópsia para uma Pedra

Não sei se vou, dentro da noite
Dentro do voo da procura,
Ao que sou, ao que fui,
Ao que não disponho,
Do pouco, de nada ou quase
Coisa nenhuma
- Fosse a onda apenas um pouco de espuma,
E o céu um pouco mais insignificante,
Que a estrelas são longe demais,
E era nada, quase coisa nenhuma,
Pedra no fundo do universo,
Apenas.
Assim, se sou, sou o reverso!

Sou da matéria que pariu as catedrais,
Sou almirante dos cabos sem perfume,
Lume iluminado, farol rasgado cais
Sou da ponte que saltou os arroios,
Oceanos à deriva num mapa do mundo,
Gravados na estrela armilar,
Artéria cravada dispersa pelo ignorado lugar.
Se fui, sou coro, disperso vento noroeste
Pedra de domínio,
E da faca o gume.

Não sei onde o desconhecido,
Se algo mais procuro, se em voo flutuo
Mais além ou aquém, como um nada
Corpo de nada ou ninguém,
Derme em atrito, derme do aflito
Que não grita jamais,
Do medo, de nada ou quase
Coisa nenhuma
- Fosse o vento da mão o derradeiro prenúncio,
Lanço longínquo no ventre da escuridão errante,
E era mar, a pele escamada do mundo, um cais.
Assim, de todas as pedras terrenas, eu uma,
Eu, o errante converso
Apenas.

Suspenso, no corpo do mundo,
Do anjo a asa quebrantada, pouco mais,
Quase nada, quase demais
Para uma pedra fundamental
No solitário pedaço de universo,
Pequeno projecto enodoado,
Fragmento do rascunho original.

Leonardo B.
Bizarril & Colmeal Velho - Portugal 28 de Março

foto - Walkyria

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

The Cyber Whore

A fotografia é mesmo uma geradora de realidades, ou melhor, o fotógrafo faz isso com seu olhar. Ele é capaz de recortar o espaço com uma lâmina aguçadíssima, que transforma a realidade em algo totalmente diferente.

Quem já não se decepcionou ao conhecer um lugar qualquer, que antes só havia visto em fotos?

Dizem os entendidos, que é mais ou menos isso que sentem as crianças de nosso tempo, acostumadas a ver o mundo no Animal Planet. Quando finalmente vão a um Zoo, se decepcionam porque ao vivo, os animais são como são: despenteados, sem retoques e fedidos para o olfato humano.

Mas, voltando ao assunto, o Daniel, my boy, fez esse ensaio fotográfico para um trabalho na faculdade. A modelo é a Letícia, uma graça de menina, mineira e fofa, que nem sei como aceitou posar assim, de whore cibernética, no centro de São Paulo, num sábado pela manhã.

É impressionante como o recorte transforma o lugar, dando a impressão que temos um estúdio preparado para os artistas.

E por falar em fotos, não deixem de visitar o novo blog da Gisele Freire, o Ligth!

Divirtam-se com essas fotos fabulosas!

danicyber whore1 Danicyber whore2

danicyber whore3 danicyber whore6

Danicyber whore danicyber whore4

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Poema de Natal - Rudolf Steiner

.

.
As pinturas são de Erich Otto Blaich, que eu gosto tanto, que não me decidi por nenhuma.
A de cima, é magnífica, com os seres de força imisteriosa, observando com curiosidade a vida dos humanos; os elementais que nem sonhamos existir.
A outra, a força também elemental da natureza, formada, rodeada, imbuída destes mistérios.
O site dele é muito do bonito.
http://www.erichblaich.com.br/index.html

sábado, 19 de dezembro de 2009

Coruja até o fim

.
Gentefina, olha o meu gatinho aqui, meu mimo, meu querido, meu bem, meu mal!
O Daniel.

Foi o espetáculo de sapateado que ele participa. Vejam o pulo do gato. Qualquer hora posto uns filminhos dele, se ele deixar, né, porque a coisa fica feia quando ele descobre que eu fiz algo ASSIM, digamos, por trás do teclado.

.

.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Gisele Freire, Duchamp e Avedon

.
Gentefina: então estava eu no Moma, linda, leve, loira e modesta como sempre, quando dou de cara com essa foto do Marcel Duchamp, que tinha me sido apresentada no blog da Gi, o Vastas. Bom, eu já falei que na minha viagem, muitas pessoas estiveram presentes e uma delas foi a Gi. Tirei essa foto procê, neguinha lilica, pensando em como é bom saber das coisas de que o outro gosta, pois isso abre nosso conhecimento para além do usual. Nunca teria dado atenção, nem vivido este momento mágico, se não fosse você, dona Gisele Freire.

Bem, repare duas coisas: first, deixei de pegar o nome de um dos negos, o de tapa-olho. Second (rsrsrs), que na foto do Duchamp, eu consegui enquadrar o luminoso da frente, da saída. Ah, sei lá, achei pitoresco.

Esse Richard Avedon, apesar da minha ignorância, foi um fotógrafo muito do famoso, que era bem considerado e aclamado pelos bacanas de seu tempo, haja visto o naipe dos fotografados. Mas ele fotografou de um tudo nessa vida, inclusive o Vietnan.

E com vocês, e para Gisele, as imagens do Moma, em New York.

.
.
.
.
Oscar Levant, pianista, 1972.
Duque e Duquesa de Windsor, 1957.
François Truffaut e Jean Léaud, diretores de cinema, 1071.
Eisenhower, presidente dos EUA, 1964.
Marcel Duchamp, artista, 1958

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

3X3 Boganiversário - Aimar Ilustrado

.
Através da linda e talentosa Yasmin, que tem um dos blogs mais encantadores do planeta Terra, eu conheci uma série de blogs de ilustradores. Gente da pesada, criativa, bem-humorada, bacana mesmo.

Um desses blogs foi o Aimar-Ilustrado, que inclusive eu já indiquei numa dessas levas de selinhos que, afinal gentefina, serve pra isso né, pra gente contar pra todo mundo os blogs que povoam nosso tempo na Net.

Mas vai daí, que o blog Aimar completou três anos e propôs um lance super simpático. Cada um, quem quisesse, de onde quer que viesse, deveria fazer um desenho/ilustração etc e tal (usem a imaginação pra eu encurtar a história), que medisse 3cm por 3cm.

Gente, mas foi cada arte interessante e inusitada, cada lance irado mesmo, que eu resolvi me meter nessa festa e fiz uma pequeníssima instalação.

Hoje o Gustavo publicou no blog e eu publico aqui pra quem estiver com preguiça de ir até lá e ver a lindeza que o povo do mundo todo fez pra comemorar o aniversário do blog. Ah, vai, deixa de moleza e clicaí no bloganiversário. Tá de babar!

Mas péra lá, antes vê a minha instalaçãozinha. Gostou? É um pedacinho de acrílico, uma sobrinha de broche velho, dessas coisas que eu guardo por achar lindinha, uma balinha de goma e um cravo da índia. Pra mim tem a cara, a cor e o cheirinho do outono. Então chamei de pedaços do outono. Ah, por cima de tudo joguei purpurina, um jeitinho de recriar na mente, a luz intensa e brilhante que tem o céu do outono.
..
.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Deruta

..
Ah, gentefina, é cada surpresa que a gente encontra pelo caminho, que até fugindo do destino, a gente cai de novo à sua porta. Ou seria à nossa porta?

Não importa, rsrsrs, o que importa é que ganhei esse desenho que achei muito do lindo, de uma pessoa que me escreveu dizendo que eu fui a primeira a comentar no blog dela. Olha que fofura (tô boazinha hoje heim) que encanto mesmo.

Eu gostei do blog, da experimentação, porisso comentei, pra dizer que alguém, daqui do outro lado, gostou. De que lado a pessoa está? Romênia, gentefina.... é uma linguagem estranha. Ela se chama Benjamin, pode ser homem ou mulher. Mas de novo, o que importa é isso gentefina.

Eu comentei porque como já disse, falo tudo mesmo. Isso me causa muita dor, porque tem amigos que reclamam, que me magoam mesmo. Quando precisam de alguém pra falar a verdade me chamam. Quando eu falo sem ser requerida, me culpam, me colocam abaixo dos cachorros, como diria a minha avó que, se viva, mandaria eu arrumar outra turma na vida.

Então, comentei porque sou faladeira, gosto que os outros saibam o que penso, ainda mais sobre o trabalho deles. Foi assim, como tudo que faço na minha vida, de relance, de coração. E recebo esse presente, essa alegria toda, é bonito isso.

Até vou parar de jogar praga nas pessoas que dizem que eu falo demais, quer dizer, falo demais o que elas não são a fins de escutar. E como eu não sou uma fingida, nem dissimulada, eu falo mesmo. Sofro gente, mas quem diz que as palavras ficam mortas na minha garganta?

Mas tudo bem, este é um post feliz! O desenho chama-se "Deruta" que, vocês devem imaginar , eu não tenho idéia do que se trata. Mas não importa!

Convido vocês a irem ao blog e a comentarem, lógico, pra alegrar a criatura, pois criatura que alegra criatura, tem alegria que perdura! Uau, acabo de inventar um ditado novo! Será, que no futuro, meus netos dirão assim ó: como dizia a vó Walkyria, rsrsrs.

OBRIGADA BENJAMIN

hum..parece blog de comadre!!! Será?

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

The Fun Theory of Volkswagen

.
A campanha The Fun Theory of Volkswagen é uma série de experiências gravadas em vídeo (
ao vivo), que procura maneiras de tornar a vida mais divertida mudando pequenos gestos, desapegando de hábitos e fazendo algo pequeno porém possível pelo bem comum.
É bem bacana gentefina e vale visitar o site e se inteirar.
.

.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Navegando e colhendo

.
Navega que navega, as pérolas são trazidas pelas ondas e eu, com o olhar maravilhado, posso vê-las dançando nesse oceano da minha vida.
Olha que delícia que achei neste blog, polaco da barreirinha.
.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Um ano blogado

.
Gentefina da minha vida. Hoje, dia 10 de setembro, faz exatamente uma ano que eu mandei o projeto de blog pro Alam, e ele divulgou para nossos amigos, dizendo que tinha que botar no ar o danado do Céu Aberto.

Bem, como não é entrega do Oscar, nem nada, não vou sair agradecendo pra todo mundo. Mas se tivesse que fazer isso, começaria por papis e mamis, passando até por Bil Gates, e terminado em quem me lê.

Ou seja, seriam bilhões de pessoas a serem citadas. Porque eu, euzinha aqui, só sou o que sou, faço o que faço, por fazer parte de uma cadeia de bilhões de pessoas desta vida, e quem sabe, de outras.



Então é isso, me sinto participante, feliz e acompanhada, o que é de longe, um dos sentimentos mais avassaladores que eu conheço. Estar acompanhada.

Sério!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Pedestal Inglês

.
Olha só os 15 minutos de fama desse inglês. Cansado de ser rechaçado, de enviar currículos, gastar grana com papel e correio e, nada gentefina, ele mudou de tática. Subiu num pedestal da Praça Trafalgar, tipo centro nervoso de Londres, e exibiu um, digamos, pergaminho currículo, onde se lia: “Salve um formando. Dê-me um emprego”.

Esse pedestal erguido no melhor estilo da CIA democra, onde você reclama mas não emplaca, foi instalado nesse verão europeu, para que os londrinos apresentassem o que desse na telha inglesa deles.

Aí foi o de sempre, e por pouco não valia notícia nenhuma o pedestal, porque os protestos foram meio antigos e gastos: paz mundial, efeito estufa, blá blá blá, sem esquecer de mencionar o povo que gosta de ficar pelado em plena praça, exibindo o buzanfã em inglês.

Bom, o carinha já foi contratado, porque convenhamos, qualquer criatividade, até essa tão sem graça, é melhor que nenhuma. Olha gentefina, de acordo com dados oficiais, cerca de 200 mil trabalhadores dos 573 mil demitidos no último ano no Reino Unido tinham entre 18 e 24 anos.

Poverinos, não é à toa que foi lá que surgiu o movimento PUNK, que não, não era um movimento musical e sim cultural, de gente que era o avesso do capitalismo. Tipo, "o sonho acabou mesmo, e nossos ídolos estão em casa contando o vil metal". Mas isso é outra história....

http://epocanegocios.globo.com/

segunda-feira, 7 de setembro de 2009


voltar pro céu