.

.

Mostrando postagens com marcador Nosso céu de todo dia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Nosso céu de todo dia. Mostrar todas as postagens

domingo, 31 de janeiro de 2010

Lua Cheia de Janeiro

.
Primeira lua cheia de 2010, em meio à chuvarada que não pára há 1 mês, entre nuvens, num respiro de lua cheia, ela apareceu por instantes, aqui, bem agora, em São Paulo, na janela do meu apartamento. Acho, que é um bom presságio!

As fotos não são assim uma Gisele, mas é o nosso céu!

..
.

.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Bem vindo 2010, ano de Vênus

.

A viagem foi longa e suave e exatamente a zero hora de sexta-feira nosso planeta completará mais uma revolução em torno do Sol.

Foram quase 940 milhões de quilômetros percorridos à incrível velocidade de 107 mil quilômetros por hora, mas de tão suave nem deu pra perceber.

O momento marca o fim desta viagem e o começo de uma nova jornada em torno do astro-rei. Bem vindo 2010!


A precisão da viagem é tão grande que todos os anos a Terra atinge a mesma posição dentro da órbita e as mesmas estrelas que estavam no céu há 365 dias novamente poderão ser vistas, praticamente no mesmo lugar. Somente os planetas e a Lua mudaram de posição.

Olhar para o céu durante a passagem de ano é um ritual quase que obrigatório. Milhares de fogos de artifício estarão explodindo em um grande espetáculo de sons e luzes multicoloridas, comemorando o ano novo que chega. O espetáculo dura vários minutos, com as pessoas se abraçando e desejando votos sinceros de feliz Ano Novo.

Passados alguns minutos, no entanto, o brilho dos fogos de artifício vai diminuindo de quantidade e intensidade e nesse momento é normal que as pessoas olhem para o céu e falem sobre as estrelas. Muitas até arriscam os nomes das constelações presentes no firmamento.

Se você é uma dessas pessoas, esse artigo foi feito pra você! Ele vai ajudá-lo a reconhecer as diversas constelações e objetos presentes nas primeiras horas de 2010, um momento mágico que deve ser curtido com bastante esperança e sabedoria.


Olhando para cima
O primeiro lugar que as pessoas vão olhar é para o zênite, ou seja, a parte do céu que fica acima da nossa cabeça, mas o que vai chamar a atenção mesmo será a Lua Cheia. Rodeada pelas estrelas da constelação de Gêmeos, nosso satélite será um verdadeiro cartão postal e com certeza será o alvo celeste mais clicado nestes primeiros momentos do ano.

É no zênite que se encontra uma das mais belas constelações do hemisfério sul e que pode ser vista nesta época do ano: a constelação de Órion. Composta principalmente por quatro estrelas formando um quadrado, Órion tem em seu centro três estrelas, popularmente conhecidas como as Três Marias - Mintaka, Alnilam e Alnitak. As duas estrelas inferiores do quadrado são Bellatrix, à esquerda e Betelgeuse, à direita. No topo, à esquerda temos Rigel e à direita, Saiph.

Se nesta noite você tiver um binóculo ou telescópio, verá que a constelação reserva muitas surpresas. Olhe no quadrante superior, acima das Três Marias. Ali se encontra a nebulosa M42, um dos mais belos objetos do céu. É tão belo que você não vai querer parar de ver!

À esquerda da Lua e abaixo de Órion verá a constelação do Cocheiro e ao seu nordeste as estrelas da constelação de Gêmeos onde se destacam Castor e Polux, emoldurando a Lua.


Mais Estrelas
Movendo a cabeça para a direita, novas constelações surgirão sobre o quadrante leste. À direita da Lua, a meio caminho até o horizonte estará Marte. Apesar de estar a 110 milhões de quilômetros, o Planeta Vermelho será facilmente reconhecido, brilhando como uma estrela de meia magnitude negativa.

Outra estrela que estará atraindo bastante os olhares é Sirius, na constelação do Cão Maior e quase sobre a nossa cabeça. E não é pra menos: Sirius é a estrela mais brilhante que existe no céu e sua magnitude de -1.42 a torna uma espécie de farol celestial.

Do lado direito da constelação de Órion temos a constelação de Hidra, com a estrela Alphard, a Alpha de Hidra, em destaque. Alphard é uma estrela muito distante, localizada a mais de 177 anos-luz da Terra, cerca de 1.6 quatrilhões de quilômetros.

Vire-se 90 graus à direita. Você estará olhando para o Sul e o destaque é outra bela constelação que durante muito tempo orientou os grandes navegadores: o Cruzeiro do Sul, que parece sempre abraçado pela constelação do Centauro.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o firmamento do primeiro dia do ano, chame os amigos e reúna a família. Após o momento da confraternização leve-os para fora de casa e mostre a eles o céu. É uma boa maneira de começar a curtir o novo ano que bate à nossa porta. Feliz 2010!


Direitos Reservados
Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:
Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/spacenews.php?posic=dat_20091229-095943.inc

.

O tapete de gente

.
.
.
Segundo minha amiga Tânia"praga", daqui de cima no ap, a praia parecia o tapete de Corpus Cristis. Sei que é bonito ver as pessoas se divertindo, aproveitando o sol, as amizades e o tempo de viver.
Guarujá, último dia de 2009.
.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Lua Cheia de Novembro

.
Lua cheia é um espetáculo que a gente não se cansa nunca e, graças à sabedoria dos espíritos superiores, acontece sempre, e sempre mais podemos ficar maravilhados com tanta beleza e simplicidade. Tem coisa mais simples do que a lua nascendo, bela, forte, indiferente....


Mas então, hoje é a penúltima lua cheia deste ano. Vai ser muito forte e cheíssima, devido às condições YX que não fiz questão de entender.

Essa foto que coloquei, mostra uma seqüência de fotogramas da Lua Cheia nascendo sobre Seattle, EUA. o que deixa a gente de boca aberta, é que as fotos foram feitas com intervalos de 150 segundos por Shay Stephens. Saiba mais no site http://www.apolo11.com.br.
.



















.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Antares encoberta pela Lua

.
"Se você gosta realmente de observar o céu, olhe para o alto no dia 27 de agosto. Aproximadamente às 21 horas a Lua crescente estará encobrindo a gigantesca estrela Antares, na constelação de Escorpião. O fenômeno é chamado de ocultação e terá duração aproximada de quatro horas. Cerca de uma hora depois, como em um passo de mágica, a gigante vermelha ressurgirá lentamente de trás da Lua, produzindo um espetáculo de encher os olhos.

Antares se localiza a 600 anos-luz de distância. É 700 vezes maior que o Sol e seu diâmetro é 152 mil vezes maior que o disco Marciano. Com esses números, podemos afirmar com absoluta certeza que no dia 27 de agosto o show é de Antares e Marte vai ficar quietinho no seu canto!"

deu no
http://www.apolo11.com/
.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Camanducaia

Pela manhã, Camanducai ensolarada
As brumas de Camanducaia ao amanhecer


O Alam me encontrou no meio das brumas
E eu a ele.
.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

100 Horas de Astronomia

"O Brasil participa, a partir desta quinta-feira, 2, das 100 Horas de Astronomia, o maior evento de divulgação astronômica de todos os tempos, que ocorrerá em mais de 130 países como parte do Ano Internacional das astronomia, comemorado em 2009. As 100 horas se estendem até o dia 5, domingo.
Entre as atividades programadas para a cidade de São Paulo estão duas horas e meia de observações do céu na esquina na Avenida Paulista com a Rua Augusta, com início previsto para as 19h30, em promoção do Clube de Astronomia de São Paulo.

Em Bauru, no interior do Estado, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) ensinará a usar uma máquina fotográfica digital comum para fazer imagens da Lua com telescópio. A atividade, no Instituto de Pesquisas Meteorológicas, tem início previsto para as 21h.

Outros Estados brasileiros também promoverão atividades. O Planetário Móvel da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) funcionará de manhã e à tarde, a partir das 9h30, no salão de entrada da Biblioteca Central da universidade. Em Florianópolis, o Grupo de Estudos de Astronomia e o planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) oferecem observações do céu a olho nu e com instrumentos a partir das 19h, no câmpus do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc).

Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Piauí e Rio Grande do Sul também contam com programações locais neste dia 2, e outros Estados, como Goiás, Ceará a Bahia entram na celebração a partir do dia 3.

Uma série de eventos terá transmissão pela internet, a partir do site internacional das 100 Horas de Astronomia ou de páginas de instituições participantes. A partir das 6h da manhã do dia 3, sexta-feira, terá início uma transmissão de 24 horas intitulada
"Volta ao Mundo em 80 Telescópios", uma apresentação do trabalho dos principais centros de observação do céu em todo o mundo, incluindo um instrumento baseado no Polo Sul."fonte Estadão

Esse vídeo, é de um dos organizadores das "100 Horas de Astronomia" no Brasil. Ele é um cientista com discurso quase poético. No site não consegui descobrir o nome dele. Se alguém souber, manda pra mim. É interessante entrar no site, porque lá estão listados, dezenas de atividades pelo Brasil afora, que não aparecem nas matérias de divulgação da mídia.

.

domingo, 22 de março de 2009

Último dia do verão 2009

.
20 de março de 2009




















Essa foi pela manhã, o sol nascendo deixou essa luz na sala.....bonito e triste, acabou o verão.

.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Outro Céu do mesmo Céu

Hoje dei uma voltinha no blog do Alam, e dei de cara com esse céu. Nossa, que filme bem feito, que bonito ver esse céu. Não pensei muito, trouxe o céu pro meu céu.
.

dica de amigo - Alam Kenji Minowa

domingo, 4 de janeiro de 2009

Primeira Lua de 2009

.
.
Estava lá na janela fumando um cigarrinho de palha e olhando as nuvens correndo feito loucas no céu. Elas corriam pra algum lugar, impossível, cada uma no seu tamanho, formato e cor, iam ordenadamente pra esquerda numa velocidade que parecia aqueles filmes que marcam o tempo. De repente eu vi. Vi uma luazinha crescente no céu - foi tempo suficiente de pegar a máquina e....pronto, já tinha sido encoberta pelas nuvens. Sei não, a mas alguma nuvem brincalhona levantou seu vestido rendado e me deixou ver a primeira lua do ano.
.

sábado, 3 de janeiro de 2009

O céu de 01 de 01 de 2009 às 00h00

.
.
Exatamente à meia-noite dessa quarta-feira, após 365 dias, 6 horas, 9 minutos e 9,5 segundos, o planeta Terra completou mais uma volta em torno do Sol.
.
Foram 939.95 milhões de quilômetros percorridos à incrível velocidade de 107 mil quilômetros por hora.
.
Uma viagem tão suave que nem percebemos.
Exatamente à zero hora de quinta-feira começou 2009!
fonte: apolo11.com - mapa astronômico da hora da virada.

E a praia ficou assim, ó!

.
Acho bacana a praia cheia, me dá a sensaçao de que muita gente pode se divertir no mundo. Acho super bossal quem diz que a praia está cheia, como se apenas uma seleta audiência pudesse frequentar as areias. Gosto da praia cedinho, coverso com os barraqueiros, ando na areia sem nenhuma pegada, entro no mar com a sensação de um pouco de frio ainda. Depois chegam as crianças, os idosos, e a alegria continua. Ne sequência chegam adultos e jovens, a aí começa mesmo um tumulto de sons e imagens. Nessa hora já estou pra lá de cheia de praia, e de cerveja. Enfim, praia é isso aí.





.
Outra coisa exaustiva era o tanto de monomotor que passava no céu fazendo propaganda. Era açúcar, era sorvete, era banco, agência de viagem e outros menos cotados que nem sei do que se trata. A polícia militar -honra seja feita- patrulhou a arrebentação (ou rebentação?) incessantemente, e rolou muito salvamento. Aliás, os homens mais lindos da praia eram os bombeiros. Quase me afoguei...hehehe.

.


.

Mas eu queria era mostrar a propaganda desse banco. O cara que bolou é um gênio, olha só:

2000INOVE

.

Primeiro dia do ano de 2009

.
...e então, às 6 horas da manhã, nasce um sol pintado por anjos numa tela de nuvens e alegrias celestes. Deve ser mesmo uma farra no céu, certo tipo de manhã. É cor, gesto e movimento pra todo lado, nada passa impune a esses seres celestes. Foi um lindo amanhecer, mais um nessa terra maravilhosa, onde nos foi dado viver.




.

Queima de fogos na praia

.
Foi uma festa, como todo ano acontece nas praias do Guarujá. As pessoas vão chegando devagar e incessantemente à praia. Pelas ruas que desembocam na avenida principal, a gente pode ver um rio de gente vestindo branco caminhando rumo às areias do mar. Quando está perto da meia noite, não se vê pedaço algum de areia que não esteja tomado pela festa. Pontualmente às 24 horas do último dia do ano, começa a queima de fogos. Este ano a prefeitura não patrocinou nada, mas os turistas e frequentadores não deixaram por menos. Foi rabo de foguete pra todo lado. Nas fotos que seguem, dá pra ver a queima em Pitangueiras e em Astúrias. Forcem a vista e procurem as pessoas na praia, é de arrepiar. Claro que eu vejo tudo lá de cima, pela janela, mas depois dou uma caminhada pela praia, desviando de garrafas, velas e flores. No final da festa, ficam na praia as pessoas que gostam de curtir o silêncio e a noite. Então a festa se transfere para bares, clubes e residências particulares. Minha família tem mania de pular sete ondas, e lá vamos nós, uns mais velhos, outros mais atléticos, pular as ondas. Os meninos e meninas entram na água pra valer, e mergulham sete ondas. Eu já fiz isso, agora os sobrinhos menores que fazem, para alegria da velharada - onde me incluo com alívio!















.

voltar pro céu