.

.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Poema d´água

.

















ARCANJOS

Desde que nascemos
Carregamos o peso da gravidade nos ombros
Estamos amarrados à Terra.
Mas basta mergulhar na água
Para nos sentirmos livres.

Dentro da água, flutuando,
Podemos voar em qualquer direção.
Para cima, para baixo, para os lados.

Debaixo da água nos tornamos Arcanjos.


Jacques Cousteau
foto Chris Mayer
.

Edição extraordinária

.
Key West - Flórida
.
Beijos pra todas minhas amigas sereias.
foto: VeraDória
.

sábado, 30 de outubro de 2010

Marx avisou

...
.
"O capital tem tanto horror à ausência de lucro ou de um lucro muito pequeno quanto a natureza tem horror ao vácuo. Com um lucro apropriado, o capital é despertado; com 10% de lucro, ele pode ser usado em qualquer lugar; com 20%, torna-se vivaz; com 50%, fica positivamente ousado; com 100%, ele esmagará com os pés todas as leis humanas; e com 300%, não existe crime que ele não se disponha a cometer, ainda que se arrisque a ir para a cadeia".

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Tudo que é bom, é bom

.
.
Santo Agostinho - Confissões

Vi claramente que todas as coisas que se corrompem são boas:
não se poderiam, corromper se fossem sumamente boas,
nem se poderiam corromper se não fossem boas.

Com efeito, se fossem absolutamente boas, seriam incorruptíveis,
e se não tivessem nenhum bem, nada haveria nelas que se corrompesse.

De fato, a corrupção é nociva e,
se não diminuísse o bem, não seria nociva.
Portanto, ou a corrupção nada prejudica – o que não é aceitável –
ou todas as coisas que se corrompem são privadas de algum bem.
Isso não admite dúvida.

Se, porém, fossem privadas de todo o bem,
deixariam inteiramente de existir (...)
Logo, enquanto existirem são boas.
Portanto, todas as coisas são boas,
e aquele mal que eu procurava não é uma substância,
pois, se fosse substância
seria um bem.

domingo, 24 de outubro de 2010

As lágrimas de um homem!

 Chorei até, vendo esse vídeo. Desde a minha infância sonhei com isso. Igualdade, não favores aos menos favorecidos. 
Somos todos favorecidos ao nascermos. É a sociedade em que vivemos que determina muito, mas muito mesmo de tudo que vamos passar. 

Se é possível que as elites admitam em seus sofás de terapia, que têm inúmeros traumas devido à sua criação, será difícil admitir o tanto de trauma que tem alguém que foi criado sem dignidade, com discriminação, na exclusão, com vergonha de si próprio?

Muitas teses, livros e filmes foram escritos sobre isso. Mas a que me vem à memória agora, é a tese de um professor da USP que era muito popular. Todos o conheciam e o admiravam. Ele decidiu passar uns dias como catador de lixo da universidade, para provar sua tese da discriminação: que o terno faz o homem.

O impresionante, que deixou-o mais melancólico ainda, foi que nenhum de seus alunos, companheiros e funcionários, nem ao menos um o reconheceu vestido como lixeiro.

Isso, isso pega no meu coração.
Como já disse em outro post (leia, vai) eu imagino, por pura especulacão, como é a vida desses excluídos. Eu que tive a sorte de nascer branca, família com posses, e de ter o coração aberto pras mudanças do meu tempo. Pude escolher meu caminho, e escolhi.


.

.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Carlos Trigueiro ∞ Profecias de um Excluído

.
Dias destes, li um livro ótimo, que me capturou pela capa e nome. Nunca havia lido nada do autor, nem conhecia, a bem da verdade. Comprei, me deliciei, virei fã.

Mas o motivo do post, é que o vidente do livro, o Santinho, faz uma revelação bombástica: que o mal do Brasil era a maldição do pau torto. Pau torto, no caso, seria a letra J, que todo mundo pode ver, que é mesmo um pau torto. Mas então, leiam o texto, é mesmo muito bom e profético.


Carlos Trigueiro
.
"Num fim de tarde, em entrevista coletiva a correspondentes estrangeiros sediados em Nova Iorque, Santinho revelou:

- Que a sua teoria do pau que nasce torto, ou seja, da letra J, que influi nos destinos do Brasil, baseia-se em dados irrefutáveis não tem nada de profecia, nem feitiço;

- que o desmando do pau torto começou em 1494, quando D. João II, às cegas, incluiu parte do Brasil no Tratado de Tordesilhas;

- que, em 1532, D.  Jão III retalhou, a torto e a direito, o país em capitanias;
- que os jesuítas influenciaram a história do Brasil muito mais do que se sabe;

- que o domínio holandês não vingou no Nordeste brasileiro por causa do olho grande do príncipe João Maurício de Nassau;

- que Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) foi derrotado por Joaquim Silvério dos Reis, no episódio da Inconfidência Mineira, por causa do duplo J no nome;

- que o general Junot, comandando tropas napoleônicas, fez D. João VI meter o rabo entre as pernas e fugir com a família real para o Brasil;

- que José Bonifácio de Andrada e Silva, além de "Patriarca da Independência", foi o primeiro brasileiro a ocupar um ministério;

- que o político mais lúcido do Império, abolicionista e monarquista, Joaquim Nabuco, acabou jururu, no exílio;

- que na história recente o ciclo do pau torto foi explícito em 1954, com Getúlio Vargas, pois, naquele tempo, milhões de brasileiros escreviam "Jetúlio";

- que o poder quase foi parar nas mãos de Juarez Távora, porém veio Juscelino Kubitschek, que passou o poder a Jânio Quadros, que renunciou e foi sucedido por Jango Goulart, que foi derrubado pelos generais (que, como se sabe, em país de analfabetos pode ser "jenerais" e não faz a menor diferença);
- que o maior movimento cívico brasileiro, conhecido por "Diretas Já", não deu certo por causa da influência do J;

- que a notícia da morte de Tancredo Neves ao seu sucessor foi dada no Palácio Jaburu, em Brasília;

- que no final da hegemonia militar o poder político foi devolvido aos civis pelo general João Figueiredo, que o passou a José Sarney do jeito que todo mundo sabe.

Satisfeitos com a retórica de Santinho, os jornalistas  - sempre ávidos por novidades - perguntaram se as sucessivas crises provocadas pelo Movimento dos Sem-Terra (MST) teriam solução, visto que a distribuição da terra no Brasil, em comparação com os Estados Unidos, está atrasada duzentos anos.

Respondeu Santinho: "Nunca haverá solução definitiva, não há espaço."

Jornalistas: "Como não há espaço? O Brasil tem mais de oito milhões de quilômetros quadrados!"

Santinho: "Serão sempre insuficientes, enquanto não houver espaço na consciência dos possuidores de terras."

Quanto à questão de ex-presidentes da República que, bem ou mal, já entraram para a História, chegando ao ápice dos cargos públicos, indagaram os jornalistas: "Como se explica que esses senhores retomem ou queiram retomar ao cenário político em cargos inferiores, de prefeito, senador, embaixador, governador?"

Santinho respondeu como repentista que teve sua rabeca censurada vinte e um anos: "No Brasil, as elites dirigentes vivem em estado de sodomia política; então, a pergunta não devia ser feita a vidente, porque a resposta é evidente."

Leram tudinho? Bons garotos... agora cuidado heim, nada de seguir a maldição e votar no "J  do pau torto".

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Desculpe, amigos: por Luis Nassif

.

Desculpe, amigos - Vou Votar no Serra!!!

"Cansei! Basta! Vou votar no Serra, do PSDB.

Cansei de ir ao supermercado e encontrá-lo cheio. O alimento está barato demais. O salário dos pobres aumentou, e qualquer um agora se mete a comprar, carne, queijo, presunto, hambúrguer e iogurte.

Cansei dos bares e restaurantes lotados nos fins de semana. Se sobra algum, a gentalha toda vai para a noite. Cansei dessa demagogia.

Cansei de ir em Shopping e ver a pobreza comprando e desfilando com seus celulares.

O governo reduziu os impostos para os computadores. A Internet virou coisa de qualquer um. Pode? Até o filho da manicure, pedreiro, catador de papel, agora navega.

Cansei dos estacionamentos sem vaga. Com essa coisa de juro a juro baixo, todo mundo tem carro, até a minha empregada. "É uma vergonha!", como dizia o Boris Casoy.
Com o Serra os congestionamentos vão acabar, porque como em S.Paulo, vai instalar postos de pedágio nas estradas brasileiras a cada 35 km e cobrar caro.

Cansei da moda banalizada. Agora, qualquer um pode botar uma confecção. Tem até crédito oferecido pelo governo. O que era exclusivo da Oscar Freire, agora, se vende até no camelô da 25 de Março e no Braz.

Vergonha, vergonha, vergonha!

Cansei de ir em banco e ver aquela fila de idosos no Caixa Preferencial, todos trabalhando de office- boys.

Cansei dessa coisa de biodiesel, de agricultura familiar. O caseiro do meu sítio agora virou "empreendedor" no Nordeste. Pode? Cansei dessa coisa assistencialista de Bolsa Família. Esse dinheiro poderia ser utilizado para abater a dívida dos empresários de comunicação (Globo, SBT, Band, RedeTV, CNT, Fôlha SP, Estadão, etc.). A coitada da ? Veja? passando dificuldade e esse governo alimentando gabiru em Pernambuco.
É o fim do mundo.

Cansei dessa história de PROUNI, que botou esses tipinhos, sem berço, na universidade. Até índio, agora, vira médico e advogado. É um desrespeito! Meus filhos, que foram bem criados, precisam conviver e competir com essa raça.

Cansei dessa história de Luz para Todos. Os capiaus, agora, vão assistir TV até tarde. E, lógico, vão acordar ao meio-dia. Quem vai cuidar da lavoura do Brasil? Diga aí, seu Lula!

Cansei dessa história de facilitar a construção e a compra da casa própria (73% da população, hoje, tem casa própria, segundo pesquisas recentes do IBGE). E os coitados que vivem de cobrar aluguéis? O que será deles? Cansei dessa palhaçada da desvalorização do dólar. Agora, qualquer um tem MP3, celular e câmera digital. Qualquer umazinha, aqui do prédio, vai passar férias no Exterior. É o fim!

Vou votar no Serra.
Cansei, vou votar no Serra, porque quero de volta as emoções fortes do governo de FHC, quero investir no dólar em disparada e aproveitar a inflação. Investir em ações de Estatais quase de graça e vender com altos lucros. Chega dessa baboseria politicamente correta, dessa hipocrisia de cooperação. O motor da vida é a disputa, o risco! Quem pode, pode, quem não pode, se sacode. Tenho culpa eu, se meu pai era mais esperto que os outros para ganhar dinheiro comprando ações de Estatais quase de graça?

Eles que vão trabalhar, vagabundos, porque no capitalismo vence quem tem mais competência. É o único jeito de organizar a sociedade, de mostrar quem é superior e quem é inferior.

Eu ia anular, mas cansei. Basta! Vou votar no SERRA. Quero ver essa gentalha no lugar que lhe é devido. Quero minha felicidade de volta.

Estou com muito MEDO.

Chega! Assim está DILMAIS."

Luís Nassif
.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Nascimento de venus e Fred Nascimento

.

Fred Nascimento com Marina Lima na voz
REEDITADO
LIBRA
Vênus me orienta
Quando o amor se apresenta
Em toda a sua grandeza
No meu signo

Libra é o sétimo signo
E livremente aspiro o ar
Por isso te faço de encantos
Quando sou Libra no olhar

Metal de Libra é o cobre
Me encobre de ricas safiras
Sou de um pálido azul, sou das rosas
De algumas mentiras e prosas

Será bem fácil me levar
E dessa forma me esconder
Das decisões e dificuldades que são
Dessa vida que assim tem de ser

Quando acho às vezes difícil
A escolha de um rumo a seguir
Lembro ser um menino de Libra
E obrigo a vida com fibra sorrir

E verei tua vida em teu prisma
Que farei tudo tão musical
E apesar dessa minha preguiça
Também saberei ser seu grande rival
.


voltar pro céu