.

.

sábado, 25 de abril de 2015

Dia de Jorge


Ó São Jorge, meu guerreiro, invencível na Fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança abra os meus caminhos.

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer algum mal.





Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, a Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos.





Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel cavalo meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós.
Ajudai-me a superar todo o desanimo e alcançar a graça que tanto preciso: Dai-me coragem e esperança fortalecei minha FÉ e auxiliai-me nesta necessidade.

Com o poder de Deus, de Jesus Cristo e do Divino Espírito Santo. Amém!

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Páscoa, a celebração do Cristianismo

.
Por José Luiz C. Duarte

Para entendermos a Páscoa cristã, vamos, sinteticamente, buscar sua origem na festa judaica de mesmo nome. O ritual da Páscoa judaica é apresentado no livro do Êxodo (Ex 12.1-28). Por essa festa, a mais importante do calendário judaico, o povo celebra o fato histórico de sua libertação da escravidão do Egito acontecido há 3.275 anos, cujo protagonista principal desse evento foi Moisés no comando de seu povo pelo mar vermelho e deserto do Sinai.


O evento ÊXODO/SINAI compreende a libertação do Egito, a caminhada pelo deserto e a aliança no monte Sinai (sintetizado nos dez mandamentos dado a Moisés). De evento histórico se torna evento de fé. A passagem do mar vermelho foi lembrada como Páscoa e ficou como um marco na história do povo hebreu. Nos anos seguintes ela sempre foi comemorada com um rito todo particular.


Todo ano, na noite de lua cheia de primavera, os hebreus celebravam a Páscoa, com o sacrifício de cordeiro e o uso dos pães ázimos (sem fermentos), conforme a ordem recebida por Moisés (Ex 12.21.26-27; Dt 12.42). Era uma vigília para lembrar a saída do Egito (forma pela qual tal fato era passado de geração em geração – Ex 12.42; 13.2-8).
Essa celebração ganhou também dimensão futura com o passar do tempo. E quando novamente dominados por estrangeiros, celebravam a Páscoa lembrando o passado, mas pensando no futuro, com esperança de uma nova libertação, última e definitiva, quando toda escravidão seria vencida, e haveria o começo de um mundo novo há muito tempo prometido.
.
A celebração da Páscoa reunia três realidades distintas:
- uma realidade do passado: o acontecimento histórico da libertação do Egito quando Israel tornou-se o povo de Deus;

- uma realidade do presente: a memória ritual (=celebração) do fato passado levava o israelita a ter consciência de ser um ‘libertado’ de Javé (=Deus), não somente os antepassados, mas o sujeito de hoje (Dt 5.4);

- uma realidade futura: a libertação do Egito era símbolo de uma futura e definitiva libertação do povo de toda a escravidão.
Libertação esta que seria a nova Páscoa, marcando o fim de uma situação de pecado e o começo de uma nova era.

Jesus oferecendo seu corpo e sangue assume o duplo sentido da páscoa judaica: sentido de libertação e de aliança. E ao celebrar a Páscoa (Mt 26,1-2.17-20), Ele institui a NOVA PÁSCOA, a Páscoa da libertação total do mal, do pecado e da morte numa aliança de amor de Deus com a humanidade.
.
A nova Páscoa não era uma libertação política do poder dos romanos, como os judeus esperavam.
Poucos entenderam que o Reino de Deus transcende o aspecto político, histórico e geográfico.

Ilustrações:
Michelangelo - Moisés
Salvador Dali - Ascenção
Rafael Sanzio - Transfiguração
.

O ovo ou o coelho?





Você que leu meu post sobre a lenda da deusa Eostre ou Ostera, sabe que ela representava a primavera, e que sua imagem era a de uma mulher cercada de coelhos. Era cultuada pelos povos pagãos da Europa. Mas então, já que você sabe a lenda e tudo o mais, vamos à pergunta que não quer calar?:

- Quem veio antes, o ovo ou o coelho?
Bem, foi o coelho mesmo gente, porque ele foi um dos significados pagãos adotado pelo cristianismo, que tem suas festas principais, justamente nas mudanças de estação.
Ou teria sido o ovo, já que ele significa vida, renascimento, essa coisa toda? Vamos deixar barato e pensar que os dois vieram juntinho no podium.

A verdade é que antes da deusa Eostre, (a dos coelhos) os antigos (gente da antiguidade, não nossos avós moçada) se presenteavam com ovos. Os Egípcios faziam isso, os Mesopotâmios, os Gregos etc. Depois, como tudo era religião na Idade Média, começaram os ovos pintados com imagens de Cristo, da Virgem, e outros santos menos cotados.


O tempo vai passando, o povo se articulando e surgem ovos de ouro, pedras preciosas, verdadeiras obras de arte, que perdiam apenas para os adereços da muierada dos carros alegóricos no carnaval do Rio de Janeiro.
Aí, entre 1885 e 1917, um cara muito do esperto e seus assistentes, criaram 105 objetos luxuosíssimos, em forma de Ovos de Páscoa. O cara era Peter Carl Fabergé que, vamos concordar, é a grife do ovo.






Aqui tem umas fotos, e quem esteve na FAAP na exposição “Herança dos Czares - Obras dos Museus do Kremlin de Moscou”, em abril de 2005, pode ver algumas dessas peças de perto. Aliás, tinha um segurança na exposição, que sabia tudo sobre os ovos, e ficava monitorando as pessoas. Foi muito engraçado, pois ele disse que ficou tão curioso com aquilo, que foi pesquisar. E olha que ele levava jeito pra guia de museu.
Uma coisa leva a outra, e já que o ser humano gosta mesmo é de comer, beber e se divertir, foi criado o ovo comestível. Adivinha quem criaria essa delicatesse ?













Franceses? Acertou! No século XVIII, confeiteiros franceses tiveram a idéia de fazer os ovos com chocolate – delícia que apareceu na Europa, apenas no século XV. Quem assistiu ao ótimo “1482”, dirigido pelo Ridley Scott, viu Colombo levar chocolate pra Rainha Isabel, e ela desfalecer de prazer.
Depois de tudo isso, apenas posso desejar que vocês ganhem ovos bem gostosos. Eu adoro ovo de chocolate amargo. Se alguém estiver pensando em me dar um, essa é a dica. Quem sabe, esperança é a última que morre, por que o último ovo de Páscoa que ganhei na vida......
.

A Páscoa e a Deusa Ostera


A Páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade.

A palavra "páscoa" – do hebreu "peschad", em grego "paskha" e latim "pache" – significa "passagem", uma transição anunciada pelo equinócio de primavera (ou vernal), que no hemisfério norte ocorre a 20 ou 21 de março e, no sul, em 22 ou 23 de setembro.

De fato, para entender o significado da Páscoa cristã, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar dos antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa.

Ostera (ou Eostre) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Persephone. Na mitologia romana, é Ceres.

A celebração de Ostera, comemora a fertilidade, um tradicional e antigo festival pagão que celebra o evento sazonal equivalente ao Equinócio da primavera. Ostera representa o renascimento da terra, muitos de seus rituais e símbolos estão relacionados à fertilidade. Ela é o equilíbrio quando a fertilidade chega depois do inverno. É o período que a luz do dia e da noite têm a mesma duração. Ostera é o espelho da beleza da natureza, a renovação do espírito e da mente. Seu rosto muda a cada toque suave do vento. Gosta de observar os animais recém-nascidos saindo detrás das árvores distantes, deixando seu espírito se renovar.

Os símbolos tradicionais da Páscoa vêm de Ostera. Os ovos, símbolo da fertilidade, eram pintados com símbolos mágicos ou de ouro, eram enterrados ou lançados ao fogo como oferta aos deuses. É o Ovo Cósmico da vida, a fertilidade da Mãe Terra.

O Domingo de Páscoa é determinado pelo antigo sistema de calendário lunar, que coloca o feriado no primeiro Domingo após a primeira lua cheia ou seguindo o equinócio.

Ostara foi cristianizada como a maior parte dos antigos deuses pagãos e a Páscoa adaptada e renomeada pelos cristãos, do feriado pagão Festival de Ostara, da maneira que melhor lhe convinha na época assim como a tradição dos símbolos do Ovo e do Coelho.
.
A Lenda de Ostera ou Eostre
Ostera tinha uma especial afeição por crianças. Onde quer que ela fosse, elas a seguiam e a deusa adorava cantar e entretê-las com sua magia. Um dia, Ostera estava sentada em um jardim com crianças quando um amável pássaro voou sobre elas e pousou na mão da deusa. Ao dizer algumas palavras mágicas, o pássaro se transformou no animal favorito de Eostre, uma lebre. Isto encantou as crianças.
.
Com o passar dos meses, elas repararam que a lebre não estava feliz com a transformação porque não podia cantar nem voar. As crianças pediram a Eostre que revertesse o encantamento. Ela tentou de todas as formas, mas não conseguiu desfazer o encanto. A magia já estava feita e nada poderia revertê-la. Eostre decidiu esperar até que o inverno chegasse, pois nesta época seu poder diminuía. Quem sabe quando a primavera retornasse e ela fosse de novo restituída de seus poderes, pudesse ao menos dar alguns momentos de alegria à lebre, transformando-a novamente em pássaro, nem que fosse por alguns instantes?
.
A lebre assim permaneceu até que, então, a primavera chegou.
Nessa época os poderes de Eostre estavam em seu apogeu e ela pôde transformar a lebre em pássaro novamente, durante algum tempo. Agradecido, o pássaro botou ovos em homenagem a Eostre.
.
Em celebração à sua liberdade e às crianças que tinham pedido a Eostre que lhe concedesse sua forma original, o pássaro, transformado em lebre novamente, pintou os ovos e os distribuiu pelo mundo.Para lembrar às pessoas de seu ato tolo de interferir no livre-arbítrio de alguém, Eostre entalhou a figura de uma lebre na lua, que pode ser vista até hoje.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Eclipse Solar, Lua Nova e Começo do Ano Novo Solar de Marte

Estava eu trabalhando no meu computer, toca o telefone fixo, atendo, era da Farmácia Weleda, que como todos sabem, faz remédios de MedicinaAntroposófica.

Eles entregariam hoje para mim, uma fórmula que pedi. A farmacêutica, com voz suave porém receosa- me diz, Dona Walkyria, hoje é Eclipse Solar-, ao que respondo na lata, e não pode dinamizar em Eclipses.

Ah, é incrível, ela me diz aliviada e muito feliz, que é um dia muito raro, onde vários fenômenos aconteciam. Lógico que perguntei quais, e ela, pra eu pagar a minha língua, disse que eu procurasse na Internet.

Tão ouvindo eu rindo aqui, gentefina da minha vida?

A vida é mesmo um Eterno Retorno. Dia muito especial, que agradeço ao Rudolf Steiner, que salvou meu físico, meu etérico, minha alma e meu espírito. Tudo pelas mãos do Sérgio Frug, que me MANDOU consultar o Doc Rômulo de Mello Silva.

E lá se foi 30 anos....
Fiz a lição de casa. Divirtam-se.


Por Trabalhadores Da Luz

Este Mês de Março nos traz tantos aspectos raros e fortíssimos que precisamos ser muito cautelosos ao analisá-los…

Tivemos em 16/03/15 a Quadratura exata em 15° entre Plutão em Capricórnio e Urano em Áries, em conjunção com os Nódulos Lunares (regentes do Plano Divino), aspecto tido por muitos como explosivo, mas com certeza muito renovador.

Temos a entrada do ano Astral de 2015 em 20/3/15 a noite.

E temos ainda entre estes dois eventos temos um fortíssimo e gigantesco eclipse Solar total também no dia 20/03/2015 de manhã. Este eclipse faz parte de um fenômeno chamado Tétrade, que é composto por quatro eclipses Lunares Totais com um eclipse Solar total no meio deles. Veja a imagem.

Este fenômeno não é comum, mas, também não é absurdamente raro. Historicamente, o que o diferencia, é quando os Eclipses Totais nas Luas cheias caem em datas importantes para os Judeus, como já ocorrido em outros momentos que marcaram um redirecionamento na história mais recente da humanidade, mais especificamente na Era de Peixes, que se dá a partir do nascimento de Jesus Cristo em nosso planeta.

A Tétrade de 2014/2015, no entanto, tem um enfoque bem diferente das que ocorreram na última Era, por que já nos encontrarmos na vibração da Era de Aquário, apesar do eclipse ocorrer ainda em 29° de Peixes. Isto porque, ele marca o encerramento da Era anterior e efetiva a transição entre as Eras de Peixes e Aquário. O que quer dizer isto?

Que agora a Lei Divina, a Lei da Justiça Divina atuará sem meio termo, que como já vimos dizendo a tempos, a verdade será absoluta e o livre arbítrio inexorável. A energia fluirá em abundância e cada um a sentirá conforme sua faixa vibratória e seu estágio evolutivo.

A boa notícia é os que desejarem ardentemente elevar seu padrão terão esta oportunidade, desde que seja visceralmente verdadeira. Não que isto, estes seres, estarão isentos de sua consciência Divina, e não que anulará a lei de causa e feito, mas que dará suporte para compreendê-la com sabedoria o que acelerará o processo evolutivo.

Então devemos esperar tempos difíceis ou maravilhosos?

Ambos eu diria. Nem tudo que é maravilhoso é fácil não é mesmo?? Tudo depende de como cada um se coloca. Uma mãe por exemplo quase morre de dor no parto e este sempre será o momento mais lindo de sua vida. Então é nesta ótica que devemos focar, não será horrível, mas haverão alguns horrores, aqui e ali, mas, infelizmente já estamos acostumados a eles. Fazem parte da separação de ajuste vibratório que se faz necessária. O que muda é que desta vez tudo será com objetivo libertário evolutivo, estará sob uma energia de retorno à Luz, de bênçãos em amor e evolução.

Este processo todo nos trará mudanças, mas mudanças decisivas. Não podemos sentir pesar, ou pelo menos, precisamos em alguns casos, senti-lo com sabedoria e consciente de que cada um estará efetiva e rigidamente onde deve estar para sua efetiva libertação e evolução.

É necessário nos comprometermos com a Luz e sempre que necessário nos atermos a ela sem questionamentos.

No momento do Eclipse, as 9:35h do Fuso em Londres e 6:36h do Brasil (no plenilúnio de Lua Nova) teremos a conjunção de Quiron (Ferida Kármica) com Sol e Lua a 29°27’ de Peixes, o último suspiro da era da dor aquele último minuto de sufocamento e tensão onde falta o ar e que é seguido por alivio anímico, que tudo enfim se solta de maneira abrupta, mas libertadora e então relaxa respira e suspira de novo, mas desta vez prazer, de pura emoção!!!

Teremos neste aspecto diretamente oposto ao Sol o Planeta Terra a 29°27’ de Virgem que fala de cura e de escravidão, então, estaremos nos curando de todas as feridas cármicas e nos libertando de todas as escravidões da alma.

Ainda neste mesmo minuto se dará a equinócio de Outono no Hemisfério Sul e de Primavera no Hemisfério Norte, um momento muito forte energeticamente na natureza, que desde a mais remota antiguidade são cultuados por influenciarem as colheitas e plantios, responsáveis pela fartura ou falta dela para a humanidade.

Logo depois, atingindo o ápice energético, teremos a entrada do Ano Astral de 2015 quando o Sol ingressa no signo de Áries nos trazendo a força da vida nova, do primeiro respiro de um nascimento, a força vital. Este é um ano regido por Marte o que enfatizará a energia deste astral em nossas vidas e em nosso Planeta.

Não é por acaso que temos no mesmo dia um eclipse Solar total tão importante, compondo uma Tétrade, e a entrada de um ano astral !!!

Este é um marco de virada, um sinal dos Céus, como já mencionado por tantos Avatares, Mestres, e até mesmo na Bíblia.

O Ano Astral de 2015 entra as 19:45h (horário do Brasil) em fortíssimo aspecto de Sol conjunto a Nódulo Sul, Terra conjunta a Nódulo Norte e Lua conjunta a Urano, que por sua vez esta quadrado a Plutão.

Considerando que os Nódulos Lunares representam o Plano Divino, de onde viemos e para onde iremos, temos aqui, marcado por eles, um sinal claríssimo do redirecionamento do Plano Divino da Humanidade. Até mesmo o incrível acumulo planetário (como pode-se ver no Mapa) nos signos de Peixes e Aries, marcando este momento de transição.

Teremos um novo brilho a partir daí, funcionará como uma imensa e income

nsurável explosão de Luz, quase que comemorativa pois estaremos entrando efetivamente na Era da Luz!!

Como esta incrível espera, se dá no eixo de Áries e Libra, (do Eu e do Outro) colocando em destaque os relacionamentos humanos, pois, é sempre na maneira de nos relacionarmos que nos colocamos no mundo, e isto também depende diretamente de como nos relacionamos com nós mesmos.

O relacionamento implica inclusive nos acertos do relacionamento entre os povos de nosso Planeta. Então a energia abrangerá a tudo e a todos, sendo que a verdade é sempre a melhor maneira de nos colocarmos, não é mesmo???
Além disto a Lua estará conjunta a Urano, trazendo a libertação dos registros de nosso emocional, onde ficam todos os registros de tudo que vivemos. E Urano estando quadrado com exatidão a Plutão, culminamos na energia magistral do renascimento absoluto.

Este é realmente um momento único de uma grandeza indescritível, devemos ter o coração em jubilo e o espírito em paz, para absorvermos ao máximo a magnitude desta energia que nos é enviada do Plano Divino no Cosmos.

Vamos caminhar na Luz por este ano de 2015 e por toda o futuro, mas estejamos cientes, que serão
necessários ajustes transitórios e que nos atermos à nossa mais verdadeira essência e focados na Luz e no Amor é a única maneira de acompanharmos este fluxo evolutivo.

Lembremos que tudo isto se dá no signo de áries, num ano regido por Marte, que tudo nos sugere ação. Deixando claro que, a lei da ação e reação será ainda mais inexorável e que toda a atenção do livre arbítrio será imprescindível, porque agora as intenções serão colocadas em foco e as consequências quase que imediatas!!

E … que venha a Luz a cada um e a todos nós!!!

domingo, 15 de março de 2015

Enfim, um 15 de Março DEMOCRÁTICO


Hoje é um dia histórico, que tenho a sorte de presenciar. 

Me emociono ao lembrar que, na flor da minha idade, vivi a Ditadura, que apesar do medo, da dor e das privações dos meus direitos, humanos e civis, minha esperança e fé me fizeram viver. 

Eu não sobrevivi, não tenho amargura. Minha esperança e fé me trouxeram num rabo de foguete, até esse dia incrível, onde todos os brasileiros podem livremente e com ordem, manifestar suas opiniões. 

Apenas num governo DEMOCRÁTICO, essa explosão de CIDADANIA pode acontecer. Mas como disse muito bem Marcuse em seu livro magnifico Eros e Civilização, "Nem o advento da suprema liberdade pode superar aqueles que morreram em dor."

Assim agradeço a todos, de Abraão a Cristo, de Emerson Waldo a Mozart, de Zumbi a Herzog, de Simonal a Vandré, de Lampião a Lamarca, de Lula a Dilma, passando por José Dirceu, Gushiken, Genuíno e outros mais.

 
E, como um dia eu ainda vou ser processada pelo João Bosco, de quem retiro a maior parte da minha inspiração,  agradeço aos irmãos Henfil, Betinho e Hebert, às Marias e Clarisses, que tanto choraram pela nossa Pátria mãe Gentil.

E ainda na cola do João Bosco......




 "Planta, 
flor irmã da Bandeira, 
a minha sina 
é  VERDEAMARELA 
como a Bananeira."

Obrigado gente....hahahah ele fala assim nas gravações ao vivo.

E por último, mas não menos importante, obrigada ao Povo Brasileiro que legitimou, através do voto, essa oportunidade única.PS- Não sei a autoria de nenhuma foto, nem da cahrge. Se alguém souber, por favor me passe.

terça-feira, 10 de março de 2015

O Padre, o socialismo e o poder


Gentefina, recebi este vídeo de uma grande RE-Conhecida a Márcia Borlengui, aliás o assistimos ao vivo, numa noite de amizade de cozinha. 

Ficamos atônitas com o conteúdo. Enviei a uma pessoa, que é sem dúvida, o ser humano mais culto e educado desse planeta, além de ser alguém em constante reflexão, não se importando de exercer livremente, e sempre que assim o deseja, sua prerrogativa de mudar de ideia. 

Ele prefere ficar incógnito. Mas publico aqui no final, seu parecer. 

Não leiam o parecer antes de assistir ao vídeo, por favor gentefina, obedeça, a tia Walll. 


"Tenho uma grande prevenção contra o clero em geral. Todavia, vejo na fala do padre uma total prevenção contra o PT e o socialismo. A Igreja, como ele, tem pregado a Justiça Social, o que somente é conseguido em regimes capitalistas democráticos, a meu ver. Por isso, vejo que o dito Padre tem vergonha de dizer isso abertamente, como todo o clero. 

Só no regime capitalista o povo tem igualdade de oportunidades. Entretanto, para tal fim, precisa o país enriquecer primeiro para proporcionar aos menos favorecidos boas escolas públicas e saúde em nível de excelência. 

Com bom ensino e saúde, as pessoas melhoram sua educação e vão conquistando melhor formação e condição de trabalho e vida melhores. 

Infelizmente no Brasil isto vai ser difícil de acontecer porque estamos num governo dúbio e sem metas, a não ser a permanência no poder. Por isso os desmandos e a corrupção. Concordo com o padre. Os movimentos atuais são manipulados e não resolvem nada a não ser que por meio de eleição consigamos reverter o quadro atual. Ab."

sábado, 7 de março de 2015

Por Bárbara Novaes, a nossa Barbarella, o Dia da Mulher

 Bárbara Novaes é grande amiga e companheira de viagem nessa TERRA de Deus Dará. Por muito tempo formamos um time imbatível. Ela a Eleonora Marinho Duarte e a Gerana Damulakis. Nossos blogs se intercomunicavam e nossa amizade florescia na mais completa virtualidade e leveza.

Foi então que o facebook, essa praga maligna acabou com os blogs. 

 Aposto que se houvesse a tecla CURTIR nos blogs, onde você nem lê nada e vai curtindo feito lixo em enchorrada, as pessoas não teriam abandonado os blogs. 

É, mas phoda-se, eu não abandonei, nem meus leitores. Ou melhor, um leitor ou outro. 
Tá bão gentefina. 

Mas então, quando em vez, a Bárbara desembesta a escrever como ela escrevia no blog dela. E é tão bom...... ai, ai.

Vejam se ela não é mesmo a nossa Barbarella.
__________________________________________

 
"Criei um filho que não é machista e criei uma filha independente desde jovenzinha portanto, sinto-me à vontade para deixar isto aqui, dedicando a todas as amigas , especialmente a pessoas cuja transparência eu admiro muito , que são: Mary Almeida, Tania Helena Beer, Nua Estrela, Olenir Araujo, Cris de Souza, Walkyria Suleiman, Eleonora Marino Duarte, Gisela Melloso Cristian Medina

Não gosto disso de o “Dia da Mulher” ter sido inspirado numa confusão.

Votamos, trabalhamos, estudamos e tudo o mais, tudo isso é ótimo e saudável para a sociedade.

Mas eu já gostava de ser mulher antes de ir prá a escola, antes de votar, antes de trabalhar.

Nada de asa de borboleta mas também nada de dupla jornada – que fraude de libertação!

Mulheres confusas homens confusos. Fico pensando nas coisas , observando.

Homens e mulheres libertaram-se de antiga escravidão e ganharam uma nova. Uma repaginada e pronto ! Tudo aceito , mais a opressão dos conceitos de beleza, juventude, e a formosura do lado de fora.

Deixa eu parar com tudo porque se as mulheres russas se rebelaram contra a má qualidade de vida , lá em 1917, agora em 2015 , certamente a qualidade de vida continua abaixo da pensada lá atrás.

Aos 4 de idade eu pedia a minha mãe que fizesse prá mim “ vestidinhos que voam” – sim, eram vestidinhos de tecido leve – e ao mesmo tempo penso numa mulher intensa que ao nascer sua filha, o que mais desejou é que a filha fosse “ leve” sim, estou falando de Elis Regina.
Então, me parabenize porque eu continuo gostando de vestidos que voam, mesmo odiando “Sexy and the City” .

Ou porque eu invejava a Glória porque era amada pelo Bolinha.
Ou porque eu ficava carinhando as mínimas pétalas do jasmim que havia em casa.
Ou porque destruí as flores de papel de um cenário de teatro infantil porque trocaram minha personagem .

A mulher vivencia sua dor e seu amor de modo fascinantemente incoerente e ao mesmo tempo - mas vivencia .

Não, não escolho amar muito, escolho amar como amam as mulheres que escolheram não serem rotuladas de nada , nem de heroínas nem de coisa alguma. Nem pensar.
Assisto a mulheres amigas estirando fibras também e reconheço isso não pelo bem do mundo moderno mas pelo talento que é – este sim – da formosura interna a se expandir até ...não se pareça mais formosura , até que pareça um berro dentro de uma flor afunilada. 

Penso na trombeta, aquela flor cujo chá traz alucinação, é, porque prá seguir, todo dia a gente tem que alucinar – ou esquecer né não ¿

O berro , cujo som tanto pode parecer um lamento de García Lorca quanto um poema infantil da Cecília – aí depende.

Sempre depende – eis a questão."

quinta-feira, 5 de março de 2015

Receita para lavar a palavra suja


Gentefina da minha vida.
Estou sem palavras, e olha que pra quem me conhece, é fato inédito.
Ganhei esse presente da AmadaSalveSalve, Livia Alma Costa Sanches.

Assistam, assimilem, e se suportarem, ousem.

Ela, Viviane Mosé.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Festa de Desaniversário, a missão





O que cansa em fazer uma festa, como não poderia deixar de ser, são os convidados.

Eles não lêem o endereço, ficam perguntado onde é. Os que lêem o endereço, querem saber se é lá mesmo, pois como exímios conhecedores dos paços públicos, não conhecem o lugar. Será que eu não errei o endereço?

E tem aqueles que pedem pra eu dar um toque no dia, pq estão mto esquecidos. Tem outro como o......não vou dizer o nome, foi uma semana antes no lugar. Ah, vontade de festar é isso.

Bom, e aqueles que vc pede o e.mail, eles curte e não dão o e.mail. Desculpe, nem lêem nada e vão logo curtindo.

Ai, tasquiopariu, paciência, Jesus me ajude com aqueles que no uózap, falam de tudo, menos mandar o e.mail.

Juro, gentefina, por essas e outra razões, que eu festo sozinha, ou com quem encontro na rua. Carioveio.

Dia sim, dia não, eu detesto a máxima, do filme Na Natureza Selvagem: não existe felicidade se não puder ser compartilhada. Vai engolir ou cuspir?

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Festa de Desaniversário, Luis lendo sinais


Gentefina, já expliquei várias vezes que estou fazendo uma festa de desaniversário, noção estranha para muitos, incrível! Mas vá lá.

Mesmo com o convite impresso, as pessoas perguntam onde é o Julinho Clube. Não adianta estar lá o endereço. Alguns vão mais longe, indagam se tenho certeza que é mesmo naquele lugar.

Tenho uma amigo, que já foi lá,domingo passado......

Vejam bem, paradoxo é uma ideia antagônica à compreensão geral. Ou seja, esta festa está se tornando uma verdadeiro paradoxo.

Mas enfim, o assunto era outro, como vocês, gentefina, sabem muito bem.

Levei o convite para o Luis, a Ana Paula, a Jane e as filhas adoravelmente gêmeas da Ana Paula, Carolina e Gabriela. Eles têm uma loja incrível, toda abençoada, com materiais reciclados, nada de mercadoria de trabalho escravo, tudo fenguizisado pelo Luis, que é craque no lance.

Vai daí que eles esperaram todos poderem ouvir o convite. Tem atitude mais amorosa? ler em voz alta para todos. E foi assim, como este vídeo mostra.



quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Ano Novo Chinês, 4713

 Por Luciana Sant’Ana Prado


O Ano Novo chinês é a celebração mais importante do ano para os chineses e 2015 será o ano 4713 no calendário lunar chinês. Neste calendário, o ano é dividido em 12 meses de 29 ou 30 dias e é ajustado para a duração do ano solar por meio da adição de meses em intervalos regulares.

Os anos são organizados em grandes ciclos de 60 anos. A mudança de um ano para o outro é comemorada na segunda Lua Nova após o solstício de inverno e termina entre 21 de janeiro e 19 fevereiro de cada ano do calendário gregoriano. A astrologia chinesa segue um ciclo de 12 anos e cada um deles é representado por um animal sagrado, como símbolo para expressar as energias dominantes de cada ano e das pessoas nascidas nestes anos.

Os animais sagrados da astrologia chinesa são: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco. Tarô dos famosos 2015: Xuxa e Sabrina casando e Faro e Gugu fora da Record Thinkstock/Getty Images Todos os signos do horóscopo chinês: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco A celebração do Ano Novo chinês é composta por 15 dias de comemorações e cada dia é diferente e tem uma importância especial. É um tempo de gratidão e união familiar e é um momento de se despedir do velho, agradecer aos ancestrais e aos deuses pelas bençãos recebidas e pedir proteção.

Para se preparar para o Ano Novo chinês, as pessoas limpam as casas, pagam o dinheiro que devem, cortam os cabelos, compram roupas novas e decoram e iluminam os locais onde vivem principalmente com a cor vermelha – símbolo de paz e de sorte. Além dos 12 animais sagrados que vão se revezando em um período de 12 anos, os cinco elementos vitais – metal, água, madeira, fogo e terra – também se revezam. Em 2014 tivemos o ano do Cavalo de Madeira, um ano de realização de projetos e ideias que estavam no papel há muito tempo, de grandes mudanças na vida pessoal e profissional e um ano de desgastes políticos, bem movimentado e até mesmo turbulento. O ano de 2015 será o ano do Carneiro, que iniciará no dia 19 de fevereiro e terminará no dia 07 de fevereiro de 2016. Assim como em 1955, 2015 será o ano do Carneiro de Madeira.

Tudo indica que, depois do ano intenso do Cavalo, será um ano mais calmo. Um ano para relaxar e fazer as pazes com tudo e todos. As coisas vão progredir lentamente e as pessoas tenderão a ser mais sentimentais e emocionais. A influência do Carneiro trará mais proximidade com o lar e com a familia, fazendo com que as pessoas se importem mais com aqueles que estão perto e sejam mais liberais com o tempo e o dinheiro. O Carneiro é o patrono das artes e despertará criatividade, sensibilidade e elegância. Será um tempo de mais produtividade e mais imaginação, tanto no campo artístico, quanto no estético. Ao mesmo tempo, as vibrações sentidas pelo Carneiro aumentarão a sensibilidade aos pequenos problemas.

 O Carneiro é o patrono das artes e despertará criatividade, sensibilidade e elegância A energia do ano é de ótimas ideias. Porém, será necessário ter determinação para colocá-las em prática, pois o Carneiro tem certa dificuldade para concretizar as coisas sozinho.  Ao mesmo tempo, a energia persuasiva desse animal ajuda a conseguir mais facilmente o que se deseja. O ano favorecerá também a adaptabilidade e isso ajudará a evitar problemas. A energia de independência do Carneiro é forte, mas é uma independência sem cortar laços, é estar longe e perto ao mesmo tempo. Também é preciso atentar às vibrações de nostalgia. Lembranças felizes são ótimas, mas é necessário viver o hoje, experimentar novas situações, novos sabores e criar novas memórias felizes.

O ano do Carneiro será um ano propenso a novas amizades e novas companhias, com alegria, bondade, companheirismo e humor. É preciso apenas tomar cuidado para não confiar demais em pessoas que acabamos de conhecer e para não ignorar as próprias vontades para que a paz seja mantida. É fundamental não tratar todos como filhos, é preciso deixar que cada um caminhe com as próprias pernas , o que também ajuda a evitar sermos explorados por pessoas de má índole. Existirá uma tendência maior a captar o sofrimento alheio e a compreender melhor o sentimento dos outros. Quem se abrir para ouvir, será procurado por muita gente. Mundo No cenário mundial, as coisas serão um pouco mais tranquilas.

 O amor do Carneiro pela harmonia e a habilidade dele para coexistir com os inimigos preservarão este ano de muitos malentendidos. Normalmente as guerras e os conflitos internacionais terminam nos anos do Carneiro. Veja agora qual será a influência deste signo em diferentes áreas da vida: Dinheiro O ano de 2015 será de grandes desafios nessa área.  investimentos arriscados poderão ser feitos, empresas tradicionais poderão falir, bancos poderão quebrar e o Capitalismo deve passar por uma época desafiadora. Os governantes precisarão utilizar todas as suas habilidades administrativas para passar por essa fase sem grandes perturbações. Aos que cuidarem bem das próprias finanças, fazendo planilhas, não exagerando nos gastos e tendo cautela com cartões de crédito e prestações, raramente faltará dinheiro. A energia do Carneiro é de abundância. Se adotada uma atitude madura e consciente com relação ao dinheiro, será uma boa oportunidade de aumentar rendimentos e o dinheiro aparecerá quando houver necessidade. É um ano no qual muitas pessoas receberão ajuda financeira ou herdarão dinheiro de pessoas e lugares impensáveis.



 O ano do Carneiro é um ano de concretização de conquistas financeiras, portanto, investir com sabedoria é uma ótima ideia para utilizar ao máximo o potencial de concretização e as conquistas deste ano. Trabalho É um ano de desprendimento e de procurar maneiras de trabalhar sem pressão. Um ano de evitar discórdias e de fugir da rotina no trabalho e na vida pessoal. Será um ano de fazer as coisas sem pressa, dando o melhor em cada projeto. Será também um momento de promover trabalhos em equipe, incentivando os outros e alcançando resultados muito maiores e melhores. É necessário, no entanto, prestar atenção para não deixar todas as decisões profissionais nas mãos dos outros, pois o Carneiro tem tendência a se concentrar mais na própria vida pessoal e deixar um pouco de lado as decisões importante da vida profissional.

 Haverá certa tendência para desanimar facilmente quando as coisas não correrem como o esperado. Por isso, persistência, organização, metas e visão de longo prazo serão fundamentais em 2015. Amor Para o Carneiro os assuntos do coração são muito importantes – é muito comum que os nascidos sob esse signo tenham vários relacionamentos antes de se decidirem por um companheiro ou companheira. Por conta disso, é bom prestar atenção para não ficar apenas no superficial, tendo múltiplos relacionamentos, ou procurando a princesa ou príncipe encantado. Será um ano de relacionamentos generosos, carinhosos, amáveis, compreensivos, gentis, repletos de declarações e com tudo para serem felizes e até mesmo duradouros. Haverá também uma tendência à necessidade de se sentir amado e admirado. Isso não deve, no entanto, falar mais alto do que tudo, ou haverá a tendência a ciúmes, teimosia e ansiedade sem necessidade. Um grande aprendizado para esse ano é relaxar e deixar que os outros comandem o show de vez em quando. Esse aprendizado trará segurança, confiança e novas descobertas ao relacionamento. Será um ano ótimo para cuidar dos relacionamentos que podem estar um pouco desgastados, quebrar a rotina e apimentar um pouco as coisas com o parceiro(a). Para os solteiros, será um ótimo ano para novos relacionamentos.

Carneiro: um ano de novas amizades, com alegria, bondade, companheirismo e humor É fundamental que nesse ano haja o desenvolvimento de um novo nível de maturidade, no qual passamos a compreender e colocar em prática a diferença entre autoritarismo e respeito. É um ano en quem passamos a respeitar a força, o brilho e os valores do parceiro(a), em vez de impor autoritariamente a nossa vontade.

Quem tenta controlar o outro ou o relacionamento, está pensando apenas em si. No ano do Carneiro, o poder de realização do casal estará ainda mais forte e haverá um grande potencial de materialização dos sonhos, êxito, conquistas e autorrealização. Até que ponto você está disposto a correr atrás dos seus sonhos? Afinal, quando se quer muito alcançar uma meta, o esforço é necessário, principalmente nas fases mais árduas. Portanto, valorize o processo de subir cada degrau de cada etapa que levará até o objetivo. Parabenize-se por cada êxito e não se acomode aí, respire fundo e continue persistindo. Grandes sonhos também podem ser concretizados. Trace uma meta, siga em frente e a realize. A sensação de dever cumprido e autorrealização farão parte das conquistas dessa escalada. Saúde Este é um momento para avaliar a vida e a própria existência. Reavaliar os hábitos e ver o que de fato você está fazendo por si e por sua saúde. Este é um ano de semear e colher o que foi plantado e cuidado ao longo do ano anterior. Para quem cuidar da alimentação, praticar atividade física, encontrar equilíbrio entre descanso, trabalho e estudo, cuidar da mente, cuidar dos relacionamentos, se divertir, aproveitar a vida com responsabilidade, cuidar das emoções, resolver questões que foram colocadas de lado, enfim, cuidar de todas as esferas da vida, será um ano muito bom e com grandes aprendizados. Em contrapartida, quem negligenciar os sinais que o corpo envia poderá apresentar debilidades na saúde, principalmente no aparelho genital, digestivo e no sistema nervoso. Espiritualidade Este é um ano para introspecção e autoconhecimento.

A serenidade do Carneiro e sua habilidade de pensar antes de agir irão diminuir um pouco a intensidade das coisas. Portanto, este não é um ano para atividades agitadas. Há uma enorme ânsia de liberdade, de viver livre e sem amarras, buscando essa transformação por meio de mudanças – na carreira, na estrutura familiar, na forma com a qual se apresenta ao mundo – que buscam a verdadeira vocação, ou seja, o legado que se quer deixar ao mundo. As possibilidades são infinitas. O ano do Carneiro será um ano no qual será preciso ter muita responsabilidade sobre as ações individuais. Tudo o que plantarmos vamos colher. Devemos agir em conformidade com o resultado que desejamos alcançar. Atenção: a preocupação principal do horóscopo chinês não é fazer previsões, e sim proporcionar maior autoconhecimento.

 * Luciana Sant’Ana Prado é fundadora e terapeuta do Instituto Alma Consciente, com Bacharelado em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa pela Fundación Europea de Medicina Tradicional China na Espanha e em Naturologia na Universidade Anhembi Morumbi – Laureate International Universities.

domingo, 28 de dezembro de 2014

Vigília das Doze Noites Santas

.

.
reeditado, porque vale a pena pensar nesses conteúdos espirituais

Na última manhã de sábado,  fui à Escola Waldorf Micael assistir a essa palestra da Edna Andrade. Sempre é bom retornar à Escola, entrar nos corredores harmoniosos, adentrar o salão, onde vivemos tantas emoções. Nessa manhã, o salão estava tranquilo e iluminado, a espera dos conteúdos que, na verdade, já estavam em nosso corações. Esse tema das 12 Noites Santas é muito bonito e leve, e me chama pra vivenciar forças que estão em toda parte desse universo. Esse é o conteúdo da palestra, que a Edna gentilmente nos enviou por e.mail.  Dezembro de 2010.
abraços da Walll

Por Edna Andrade

As Doze Noites Santas é o período que vai da noite de Natal até o dia dos Reis. Ao longo deste período, através da luz espiritual que brilha das estrelas do Zodíaco, dádivas se derramam sobre todos aqueles que oram e vigiam. As doze noites tem uma correspondência com os 12 meses do ano que se inicia. A cada noite de vigília podemos colocar uma meta para o nosso autodesenvolvimento.

Esta é uma tradição da sabedoria antiga.

Quando se acendeu no céu a estrela há muito tempo esperada, os Reis Magos iniciaram a jornada até a criança que seria o novo Sol do Mundo.
Após doze noites, consideradas a partir de então sagradas, Eles puderam alcançá-La e ofertar em nome de toda a Humanidade, o incenso, a mirra e o ouro, acompanhados dos votos de que o espírito divino pudesse viver no pensar, sentir e querer humanos.

A cada Natal temos a chance de um novo nascimento. E a cada ano, a oportunidade de uma nova vida. Não podemos nos esquecer disto pois precisamos urgentemente de forças espirituais, não apenas para cada um de nós individualmente, mas para o bem de todos.
Na vigília das noites santas podemos colocar na alma as sementes da Esperança em relação aos dozes meses de 2015.

DIA 25 DE DEZEMBRO
Na noite do dia 25 deixe o silêncio e a devoção penetrarem na sua alma .
Da região de Peixes, os sábios da humanidade derramam suas bênçãos de sabedoria sobre você. Eles formam um círculo protetor em sua volta emanando a força que você precisa para se firmar nos próprios pés e tomar seu destino nas próprias mãos.

DIA 26 DE DEZEMBRO
Nesta noite pense no que você quer alcançar em 2015 e olhe também para o seu estado de saúde. Da região de Aquário, o Anjo que tem sido o seu guia espiritual através de suas sucessivas vidas, irá iluminar suas metas individuais para o ano que se inicia e fortalecer a qualidade pessoal através da qual você se tornará o agente de sua própria saúde.

DIA 27 DE DEZEMBRO
Nesta noite anseie pelo bem de todos.
Elevando a alma ás alturas espirituais e se unindo ao ser do Cristo, a visão do seu lugar no mundo e do que você precisa realizar, se tornará mais clara. Da região de Capricórnio, os Arcanjos, espíritos das cosmovisões lhe trarão Coragem para alcançar suas metas.

DIA 28 DE DEZEMBRO
Nesta noite reavalie as suas qualidades pessoais.
Da região de Sagitário, os Arqueus, espíritos da personalidade lhe trarão as forças da inteligência que lhe erguem, lhe sustentam e apontam a direção do seu futuro. Eles injetam clareza no seu pensar para que você perceba, assuma o compromisso e se torne fiel à sua essência, ao o que há de melhor em si.

DIA 29 DE DEZEMBRO
Nesta noite procure ficar em paz consigo.
Da região de Escorpião os Exusiai, espíritos da forma lhe trazem a capacidade de renascer das crises e de todos os processos de perda, impotência, dor e desespero.

DIA 30 DE DEZEMBRO
Nesta noite reconheça quais os pontos de equilíbrio de sua vida.
Da região de Balança, os Dynamis, espíritos do movimento lhe trazem a capacidade para equilibrar na alma as forças de dispersão e ter uma vida coerente e harmoniosa.

DIA 31 DE DEZEMBRO
Nesta noite concentre-se, como o faz a semente, na essência do que você quer realizar.
Da região da Virgem, os Kyriotetes, espíritos da sabedoria lhe trazem a capacidade de encontrar forças a partir do seu próprio interior para fazer desabrochar a sua vida.

DIA 1 DE JANEIRO
Nesta noite, abandone o medo dos desafios que você tem pela frente.
Da região de Leão, os Tronos, espíritos da vontade lhe trazem poderosas forças para vencer as provas que as suas escolhas lhe trazem.

DIA 2 DE JANEIRO
Nesta noite deixe de lado a apreensão pelas mudanças que estão ocorrendo em sua vida.
Da região de Câncer, os Querubins, espíritos da harmonia lhe trazem a força de se harmonizar com o novo e criar aconchego para os momentos de transição.

DIA 3 DE JANEIRO
Nesta noite abra o seu coração, reconheça o bem em si e nos outros.
Da região de Gêmeos, os Serafins, espíritos do amor lhe trazem impulsos para vencer a barreira do individualismo e da solidão e encontrar sentido na união e na fraternidade.

DIA 4 DE JANEIRO
Nesta noite deixe seu olhar buscar novos horizontes para a sua vida .
Da região de Touro, o Espírito Santo lhe traz a força da persistência que leva ao progresso.

DIA 5 DE JANEIRO
Nesta noite pense em uma graça que você quer alcançar.
Da região de Áries, Cristo, o próprio filho de Deus lhe traz a liberdade de ser você mesmo.

DÉCIMA SEGUNDA NOITE - 6 DE JANEIRO
Alcançamos o último degrau desta escada que nos transportou imaginativamente para as fronteiras do universo.
Este é o portal por onde o filho de Deus, o Eu cósmico adentrou da esfera macrocósmica, da esfera do Brama, Javé, de Alá, da esfera do divino para a nossa existência.
Através deste portal ressoa no nosso intimo vindo das regiões macrocósmicas, de além do zodíaco a voz do Pai
“Este é o meu filho muito amado, hoje eu o engendrei.”

A voz de Deus é a voz da tua própria consciência que pode te elevar da condição terrena, a uma condição de consciência ampliada trazendo-te a possibilidade de te tornares um ser livre em sabedoria e amor fraterno.
.


.
Aquarelinha feita pelo Daniel, na Escola Micael, quando ele tinha 9 anos.
É o anjo Micael.
.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A força do humano

Jonh Leitão, acreditando na força do carinho, do amor e da amizade, foi fundo no seu desejo e ganhou abraços inusitados. 
Fica de presente pra minha gentenfina, este vídeo, nessa segunda-feira, 27 de Outubro, aniversário do Lula, e vitória da Dilma. Lembrando que odiar, gritar, esculachar e menosprezar, são atos auto-espelhantes.
Em bom Português: praga de urubu, cai no mesmo cu!

 

terça-feira, 22 de julho de 2014

A História Sionista


Não sei dizer se é um dever cristão, democrata, do mundo livre, ou do simples ser humano como terráqueo, se opor, lutar, se manifestar ou impedir seja do jeito que for, que outros seres humanos neste planeta sejam subjugados. E pior, que atos desumanos sejam cometidos, e que eles sejam cometidos na nossa cara, apoiados pelas nações ditas democratas, e pelas organizações criadas especialmente para esse fim: impor a legitimidade dos oprimidos, dos apartados, dos discriminados. 

Como esse documentário feito por um Judeu perplexo com os atos do Estado Judeu, eu também me surpreendo que 6 milhões de mortos no Holocausto, dizimados por uma ideologia racista e fascista, possa agora apoiar uma outra ideologia sionista, tão ou mais racista e fascista. 

Temos que estudar o assunto, não acreditar na mídia, ir fundo, porque nunca seremos verdadeiramente livres e felizes, enquanto houver esse tipo de barbárie no mundo. 

Toda limpeza étnica devia ser abolida do mundo!

 

terça-feira, 15 de julho de 2014

Como criar uma geração racista e desumana

Nulit Pered Elhanan é professora na Universidade de Jerusalém, que teve sua filha de 13 anos, morta num atentado suicida em 1977. Após isso, ela se tornou abertamente contra a ocupação de Israel. 

Publicou um livro em 2011, onde foi buscar as raízes do comportamento racista, desumano e imoral dos jovens Israelenses contra os Palestinos ou contra qualquer um que fosse um "não judeu" no estado de Israel. 

Vale a pena ver o vídeo, ouvir opiniões diferentes, estudar os fatos, pois essa é a única maneira de formarmos nossa própria opinião, e assim poder, de peito aberto, passar alguma mensagem para nossos filhos, amigos e compatriotas.


domingo, 6 de julho de 2014

A quem serve a saída de Neymar?

O ESCÂNDALO É A FALTA DE INDIGNAÇÃO
por Mauro Moreira leite

Depois do carnaval diante da mordida de Suarez, observadores silenciam diante da agressão criminosa contra Neymar

O aspecto mais chocante da contusão que deixará Neymar fora da Copa é a falta de indignação.
A joelhada de Zuñiga aos 41 minutos do segundo tempo foi um ato desleal e deliberado. Atacando sua vítima por trás, Zuñiga empurrou a cabeça de Neymar com a mão direita, para que o tronco ficasse encurvado e a espinha dorsal, mais exposta. Se Neymar tivesse sido atingido algumas vértebras acima, o dano seria muito grave e é bom nem pensar nas consequências para o futuro do jogador. Mesmo assim, uma vértebra foi fraturada – o que dá uma ideia da violência que atingiu Neymar. 

Zuñiga não foi expulso. Nem recebeu cartão amarelo. Não irá sofrer nenhuma punição.
A agressão, brutal, foi tratada como uma agressão normal de jogo, embora tivesse produzido uma lesão muito mais grave do que a mordida do uruguaio Luis Suárez no ombro do italiano Chiellini.
Olha só: embora tenha sido um ato de uma pessoa psicologicamente perturbada, o que é sempre um atenuante num caso como este, a mordida de Suárez lhe valeu a suspensão por nove partidas da FIFA. Até Chiellini achou um exagero.

A reação diante da violência contra Neymar, o maior jogador brasileiro, a estrela número 2 da Copa depois do argentino Messi, foi a passividade. 
Essa é a mensagem.

É curioso imaginar por que não se fez um escândalo, nem no momento da agressão nem depois. Ficou tudo na normalidade.



O juiz Carlos Velazco Carballo será punido? E Zuñiga? Nada. A maior crítica que li nos jornais, hoje, foi um comentário dizendo que sua entrada foi "maldosa." Fraco, hein?



Será que a Comissão de Arbritragem da FIFA irá se manifestar contra Carballo? Quem está pedindo? Quem exige?

Dá para entender o recado enviado aos árbritos das próximas partidas do Brasil, certo?

Essa reação compreensiva – digamos assim -- encobre um movimento que não ousa se mostrar por inteiro. Estou falando da torcida contra a Copa.

Derrotados fora de campo, quando se comprovou que a Copa era um sucesso nacional e internacional, e que a maioria dos meios de comunicação havia embarcado numa Escola Base em nível federal, testemunhada por 200 milhões de brasileiros, essa turma foi obrigada a guardar as energias negativas para o que acontece nos gramados.

Não vamos negar: a possibilidade, real, do Brasil sair campeão deixa essa turma em pânico.

Seu movimento mental é semelhante ao discurso de Carlos Lacerda contra Juscelino Kubisctheck nas eleições de 1955, quando ele dizia: JK não pode candidatar-se; se sair candidato, não pode vencer; se vencer, não será empossado. Na Copa de 2014, o raciocínio é o mesmo. Não podia haver Copa. Como ela aconteceu, deveria ser ruim. E se não foi ruim, o Brasil não poderia vencer.
Por isso ficaram muito indignados com o penalti (duvidoso, no mínimo) em cima de Fred no jogo do VNTC contra a Croácia. Mostraram-se generosos quando a Holanda foi beneficiada num lance parecido. Acharam normal. 

Nas rodadas finais do Mundial, a turma do "Não vai ter Copa" aposta suas últimas esperanças numa derrota da Seleção. Exibe sorrisos amarelos a cada vitória dos meninos. Ontem, quando ficou garantido que, na pior das hipóteses, a Seleção Brasileira terá direito a disputar uma medalha de bronze, o que ninguém espera mas está longe de ser aquele fiasco anunciado, a ausência de Neymar tornou-se a esperança silenciosa desse pessoal que, nos últimos dias, tentava inutilmente jogar nas costas da "Copa" e do "PAC" a tragédia numa obra de infraestrutura de Belo Horizonte, licitada e administrada pela prefeitura de um aliado da oposição.




A joelhada de Zuñiga foi um ato canalha. 
Mas o jogo fora do campo é muito pior e desleal, 
vamos combinar.
_______________________________
Belo texto.....e só mais uma coisa, agora de minha parte aqui, gentefina: alguém conhece os otários das fotos que eu postei aqui?

voltar pro céu